Resenha de Livro | O Contador de Histórias
O que um músico podia fazer durante a pandemia dentro de casa? Dave Grohl, conhecido por ser líder do Foo Fighters e por ter sido baterista do Nirvana, resolveu escrever um livro. Em “O Contador de Histórias: Memórias de Vida e Música” Grohl narra algumas histórias de sua vida, sejam elas envolvendo sua carreira musical, como também relacionadas à sua vida pessoal junto com sua família e amigos.
Para quem é fã de Dave Grohl o livro é bem divertido, pois é como se estivesse lendo o relato pessoal de um amigo contando histórias interessantes sobre sua vida. A leitura é bem agradável e as pouco mais de 400 páginas passam bem rápido.
No início de “O Contador de Histórias: Memórias de Vida e Música” Grohl faz reflexões interessantes sobre o fato de ter se tornado pai ao fazer conexões sobre sua infância em relação à paternidade. Ele conta uma história sobre sua primeira e única aula de bateria que teve durante o início da adolescência e relaciona com o fato de uma de suas filhas pedir para que ele a ensinasse a tocar o instrumento, só que ele não sabia bem qual seria a didática porque no final das contas ele aprendeu sozinho. Como solucionar essa questão?
Talvez quem se interesse apenas pelo lado músico de Grohl se decepcione um pouco, já que ele não fala muitos detalhes sobre seu processo criativo ou à gravação de discos dos Foo Fighters ou do Nirvana. O que é cativante no livro é o seu lado humano e de como essas histórias influenciaram em sua vida.
O mais emocionante é ele contar em como a música salvou a sua vida em diversas fases. É bom lembrar que ele perdeu Kurt Cobain, seu companheiro de Nirvana, e o capítulo em que ele fala sobre o assunto é bastante comovente.
Ainda tem um outro aspecto triste na leitura de “O Contador de Histórias” que é o fato dele ter sido escrito em 2020, antes do falecimento de Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, que ocorreu em 2022. Em um dos capítulos Grohl conta como conheceu Hawkins e de que se tornaram melhores amigos. Lendo agora é difícil não se emocionar ao imaginar que mais uma vez a tragédia tenha entrado na vida musical de Dave.
Em síntese, no livro “O Contador de Histórias: Memórias de Vida e Música” o artista Dave Grohl conta casos curiosos, interessantes e intrigantes que ocorreram na vida, através de um relato sincero, emocionante e muitas vezes bem-humorado. É uma obra essencial para aqueles que querem conhecer um pouco mais do lado humano de Grohl, principalmente por quem admira sua carreira musical.
Título: O Contador de Histórias: Memórias de Vida e Música (The Storyteller: Tales of Life and Music)
Autor: Dave Grohl
Tradutor: Alexandre Raposo, Jaime Biaggio e Leonardo Alves
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 416