Crítica | O Projeto Adam

Crítica | O Projeto Adam

Buscar originalidade dentro do tema de viagem no tempo parece uma tarefa quase impossível. O Projeto Adam não vai explodir cabeças no sentido de oferecer algo novo, mas ele possui elementos suficientes que o tornam uma experiência recompensadora.

Ryan Reynolds é Adam, um piloto que volta quase trinta anos no passado e chega em 2022 com a missão mais batida possível: salvar o mundo. Para ajudá-lo, ele se encontra com a sua versão mais nova, um garotinho mirrado e folgado que sofre bullying e trata a mãe com aquela indiferença comum aos adolescentes.

A química entre Ryan Reynolds e o estreante Walker Scobell garante os melhores momentos de O Projeto Adam. Eles tem diálogos inspirados e genuinamente engraçados, muitas vezes com direito a referências a obras consolidadas da ficção científica e dos anos 1980. Há um ar nostalgico espalhado por todo o filme que ajuda na nossa imersão e nos faz relevar algumas de suas falhas. Mas não todas.

As cenas de ação com espaçonaves e o uso de uma corruptela de um sabre de luz são até competentes, mas jamais empolgam e eventualmente soam como mera enrolação. Pior do que isso é a vilã Sorian, que está longe de ser ameaçadora e ainda por cima não tem suas ambições explicadas de maneira satisfatória.

De qualquer forma, quando O Projeto Adam acerta, ele acerta em cheio. As possibilidades da viagem no tempo são exploradas com humor e sensibilidade. Esse é um filme bem intencionado que proporciona boas doses de diversão descompromissada e talvez algumas lágrimas sinceras.

Às vezes é exatamente isso que precisamos ao buscar algo novo na Netflix, não é mesmo?


Uma frase: “Eu passei 30 anos tentando me afastar do meu eu que era você e, odeio admitir, mas você foi a melhor parte de tudo.”

Uma cena: A versão adulta de Adam falando com a mãe em um bar.

Uma curiosidade: Além de O Projeto Adam, o diretor Shawn Levy trabalhou com Ryan Reynolds em Free Guy e vai trabalhar no próximo filme de Deadpool.


O Projeto Adam (The Adam Project)

Direção: Shawn Levy
Roteiro: Jonathan Troper, T.S. Nowlin, Jennifer Flacket
Elenco: Ryan Reynolds, Walker Scobel, Mark Ruffalo, Zoe Saldana, Catherine Keener, Jennifer Garner
Gênero: Ação, Aventura, Comédia
Ano: 2022
Duração: 106 minutos

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *