Resenha de Livro | Evil Dead: A Morte do Dêmonio

Resenha de Livro | Evil Dead: A Morte do Dêmonio

O filme Evil Dead, lançado em 1981, foi um marco no cinema de terror independente e revelou o talento do diretor Sam Raimi. Aqui no Brasil o longa-metragem teve o nome de “A Morte do Demônio”. O livro “Evil Dead: A Morte do Demônio (arquivos mortos)”, escrito pelo crítico de cinema Bill Warren, conta um pouco da jornada do cineasta junto com os amigos Bruce Campbell (ator) e Robert Tapert (produtor) para realizar esse clássico.

Essa obra literária foi lançada no Brasil em 2013 pela editora Darkside em uma versão de luxo com capa dura. Além da obra original escrita por Warren lançada nos EUA em 2000 chamada The Evil Dead Companion, a versão brasileira conta com um capítulo extra sobre a refilmagem de “A Morte do Demônio” lançada em 2013 e também com outros três comentários do protagonista Bruce Campbell sobre cada um dos filmes da trilogia, que funcionam como se fossem faixas de áudio comentada dos longas metragens – conteúdo extra comum no lançamento dos filmes em mídia física (DVD e blu-ray).

O livro tem uma diagramação bem interessante com muitas fotos de bastidores e dos arquivos da turma de Raimi, mas é uma pena que elas são todas em preto e branco. Esse formato ajuda a ilustrar um pouco do que é dito por Bill Warren para não ficar apenas em texto.

É preciso elogiar o texto de Warren que é envolvente e de fácil leitura. A divisão em capítulos é bem realizada, separada por filmes e também por alguns aspectos da produção. A construção da história é bem interessante, começando ao narrar como Sam Raimi, Bruce Campbell e Robert Tapert se conheceram, seus primeiros trabalhos juntos, além de todos os perrengues envolvendo a produção de cada um dos filmes da trilogia Evil Dead.

O livro também surpreende por não falar apenas dos Evil Dead, assim Bill Warren aproveita para contar sobre a carreira de Sam Raimi de forma mais abrangente. Isso é importante já que Raimi, Campbell e Tapert trabalharam juntos por bastante tempo, ainda que em cada filme as contribuições tivessem tamanhos diferentes. 

Infelizmente, como originalmente “Evil Dead: A Morte do Demônio (arquivos mortos)” foi lançado em 2000, então não fala sobre a fase de maior sucesso da carreira de Sam Raimi que foi quando ele dirigiu a trilogia Homem-Aranha. Ainda assim, a obra da Darkside é imperdível para os fãs do cineasta e principalmente para os admiradores da trilogia Evil Dead — ou se preferirem Morte do Demônio e também Uma Noite Alucinante, como ficou mais conhecida aqui no Brasil. 



Título: Evil Dead: A Morte do Demônio (arquivos mortos)
Autor: Bill Warren
Tradutor: Dalton Caldas
Editora: Darkside
Número de páginas: 320

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *