De Volta para o Futuro – Os bastidores da trilogia

De Volta para o Futuro – Os bastidores da trilogia

O livro De Volta para o Futuro – Os bastidores da trilogia é mais um presente para os fãs da franquia. O livro escrito por Caseen Gaines ganhou um lançamento com acabamento especial aqui no Brasil graças a editora Darkside. A capa ficou linda com a imagem do DeLorean. E o acabamento é maravilhoso com capa dura e ainda vem com um marca texto em formado de hoverboard. O tratamento dado a editora foi bem diferente do que a Universal deu ao lançamento dos filmes que não tiveram nada de especial, isso sem falar da ausência da edição lançada em vários lugares do mundo com a caixa em formato do capacitor de fluxo (veja aqui o video).

Caseen Gaines

Esse é apenas o 3º livro do escritor Caseen Gaines, mas pelos temas que ele escreve já da para perceber que ele é um amante da cultura pop. Seu 1º livro falava sobre Pee-Wee, personagem dos anos 80 que teve até um filme dirigido por Tim Burton. Ele também é professor de inglês do ensino médio e diretor artístico da Hackensack Theatre Company. Em seu prefacio no livro ele fala que conheceu a trilogia “De Volta para o Futuro” assistindo os 3 filmes em VHS na casa da avó. E assim como nós aqui da POCILGA (A Primeira Vez Que Voltei Para o Futuro, Porque Amamos Tanto De Volta Para o Futuro?) ele se apaixonou pelo tema.

Ele levou 20 meses e fez mais de 500 horas de entrevistas com os principais evolvidos nos filmes como o diretor Robert Zemeckis, o produtor e corroteirista, Bob Gale, o ator Christopher Lloyd (Dr. Emmet Brown), o músico Huey Lewis (compositor da música “Power of Love”), entre muitos outros atores e pessoas envolvidas na parte técnica. Talvez um que tenha feito falta foi Michael J. Fox (Marty McFly), mas o que não faltou foi material para pesquisa e pessoas para contar histórias sobre a produção.

Autor do livro: De Volta Para o Futuro - Bastidores
Autor do livro: De Volta Para o Futuro – Bastidores

Produção dos filmes

O livro tem como objetivo narrar como foi a produção dos filmes. Com as entrevistas e a pesquisa o autor conseguiu criar um documento único sobre a realização dos filmes com inúmeros detalhes. Ele conseguiu criar uma narrativa interessante e divertida que conseguiu abranger os principais aspectos e dificuldades envolvidas na produção da trilogia. E ele ainda conseguiu terminar seu trabalho a tempo de aproveitar as comemorações dos 30 anos do filme, um timing perfeito

Eu já assisti o material extra incluso nos filmes no lançamento em DVD e agora em Blu-Ray, além de ter assistido recentemente o documentário “Back in Time”. Mas somente agora com esse livro realmente consegui ter uma dimensão exata sobre a realização dos filmes. E o autor conseguiu até contar algumas das partes mais “polêmicas” da produção como a demissão do ator Eric Stoltz, que chegou a participar de 6 semanas de filmagem no papel principal de Marty McFly, e as negociações envolvendo o ator Crispin Glover para os filmes 2 e 3 que ele acabou ficando de fora.

O resultado é sem dúvidas o documento mais completo envolvendo os filmes que irá fazer a alegria dos fãs interessados em saber mais sobre a produção da trilogia “De Volta para o Futuro”. A leitura é tão fácil e interessante que eu acabei me empolgando e lendo as 248 páginas em menos de 1 semana.

Clique na imagem para comprar!
Clique na imagem para comprar!

Para quem é colecionador e se importa com o acabamento físico do produto, o livro é muito bonito. A editora Darkside está de parabéns. O cuidado que eles tem com seus produtos é algo exemplar. Tenho outros 2 livros da editora: “Os Goonies” e “Evil Dead – A Morte do Demônio (arquivos mortos)” que também tem apresentações muito boas.

Minha única “crítica” ao livro é que as fotos selecionadas para ele são em preto e branco. Acredito que se fossem coloridas o resultado seria ainda melhor, mas talvez o custo de produção acabasse ficando muito caro. Mas o material visual selecionado para entrar no livro é muito bom que inclui cenas do filme, cartazes, fotos dos bastidores e também algumas referências pop que ajudam a ilustrar ainda melhor o contexto das histórias. Quem é fã dos filmes não pode deixar de ler esse livro. Depois de ler eu virei ainda mais fã.

***Classificação***


 

Título Original: We Don’t Need Roads: The Making of the Back to the Future Trilogy (2015)de-volta-para-o-futuro-bastidores
Autor: Caseen Gaines
Tradução: Alexandre Matias e Mariana Moreira Matias Editora
Editora: DarkSide®
Número de páginas: 248

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

2 comentários sobre “De Volta para o Futuro – Os bastidores da trilogia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *