Maratona Star Wars – Contagem regressiva para O Despertar da Força

Maratona Star Wars – Contagem regressiva para O Despertar da Força

A Força está chamando você, deixe-a despertar! Star Wars – O Despertar da Força vai chegar em nossos cinemas no dia 17 de Dezembro (e os suínos desse chiqueiro estarão ao primeiro minuto deste dia numa galáxia muito, muito distante), um dos filmes mais esperados dos últimos anos e que após ter seu trailer lançado colocou muita gente grande para se emocionar. A Força Despertou, mas fica a dúvida: Como se preparar devidamente para este acontecimento?

Nada melhor do que fazer uma Maratona Star Wars e ficar em dia com toda a cronologia e a história que foi contada primeiramente na trilogia que importa, composta pelos Episódios IV, V e VI lançados em 1977, 1980 e 1983 respectivamente e que depois ganhou um prequel com a a trilogia que contou com os Episódios I, II e III lançados entre 1999 e 2005.

Por onde começar? Pela ordem em que os filmes foram lançados ou na ordem cronológica da história? Bom, isso depende muito do seu propósito e da sua história com a saga, Padawan.

Maratona Star Wars – Contagem Regressiva para o Episódio VII

Nós aqui da POCILGA resolvemos criar uma série de posts temáticos para celebrar a magia do cinema, que é o mesmo que celebrar Star Wars, e vamos, a cada semana, comentar de forma descontraída sobre cada um dos 6 filmes que foram lançados até aqui. Claro, de Caravana da Coragem a Star Wars Rebels muita coisa foi lançada no universo da franquia, mas vamos nos ater nesta maratona aos 6 Episódios que foram lançados e que se referem à ‘história principal’.

Star-Wars-saga-poster
Ordem Cronológica – Episódios I, II, III, IV, V, VI

Por motivos de organização vamos comentar seguindo a cronologia da história, começando do Episódio I – A Ameaça Fantasma e terminando com o Episódio VI – O Retorno de Jedi. Talvez não seja a melhor ordem para se assistir, mas de qualquer forma é preciso organizar o baba (a.k.a. pelada). Cada texto será escrito por um componente diferente do nosso chiqueiro com direito até mesmo a um convidado especial de outra galáxia!

Confira nossos textos:

À medida que nossos textos forem sendo lançados, vamos atualizando este post com os links.

Episódio I – A Ameaça Fantasma (Marcio Melo)

Clica no Jar Jar e veja o texto. Meeesa so happy!
Clica no Jar Jar e veja o texto. Meeesa so happy!

Episódio II – O Ataque dos Clones (Lionel Leal)

Ser um Jedi ou ir para o Lado Sombrio e ganhar a Amidala? Clica aí pra ver!
Ser um Jedi ou ir para o Lado Sombrio e ganhar a Amidala?

Episódio III – A Vingança dos Sith (Ramon Prates)

Darth Vader nasce ou Bora Star Wars minha p....!
Darth Vader nasce ou Bora Star Wars minha p….!

Episódio IV – Uma Nova Esperança (Bruno Knott)

O começo de tudo. Conheça algumas curiosidades a respeito
O começo de tudo. Conheça algumas curiosidades a respeito

Episódio V – O Império Contra-Ataca (Mário Bastos)

maratona-sw-imperio-contra-ataca
Por quê este é o melhor filme? Você sabe?

Episódio VI – O Retorno de Jedi (Rafael Saldanha*)

maratona-star-wars-retorno-jedi
*Rafael Saldanha é nosso convidado especial diretamente do podcast CavaleirosqdizemLista.

 

Qual a melhor ordem para fazer uma Maratona Star Wars?

Para quem já conhece bem a fundo a hexalogia, assistir na ordem cronológica dos eventos talvez seja suficiente, mas para quem é de uma galáxia muito, muito distante e não lembra, ou PIOR, não viu todos os filmes da saga mais importante do cinema, existem maneiras mais interessantes para conhecer a história. A saber (sempre quis usar um “a saber” em meus textos. Provavelmente devo ter utilizado de maneira errada):

Ordem de Lançamento
(IV, V, VI, I, II, III)

star-wars-ordem-lancamento
Ordem de Lançamento: Episódios IV, V, VI, I, II e III

Foi a ordem que os nerds raiz assistiram aos filmes. É uma ordem que preserva bem os principais mistérios da saga e divide bem as duas trilogias, a primeira ‘clássica’ sobre Luke Skywalker e a segunda sobre Darth Vader.

O maior problema desta ordem é culpa de tio George Lucas, suas mexidas na história acabam atrapalhando mais do que ajudando. Uma delas é a questão dos “espíritos” que Luke vê, na versão ‘bulinada’ já aparece a versão jovem de Anakin (e Yoda e Kenobi já velhos, vai entender) e isso pode complicar um pouco a cabeça de quem ainda vai assistir os episódios com essa estrela do cinema que é o Hayden Christensen.

Ordem Ernst Rister
(IV, V, I, II, III, VI)

Ordem Ernst Rister: Eisódios: IV, V, I, II, III e VI
Ordem Ernst Rister: Eisódios: IV, V, I, II, III e VI

Esta ordem corrige os problemas da ordem de lançamento, aqui você é apresentado ao principal mistério da saga nos Episódios IV e V e depois assiste os Episódios I, II, III que acabam funcionando como um grande flashback para só, no fim de tudo, se irritar com os fofos Ewoks encerrar a saga com O Retorno de Jedi, onde você descobre a importância das aulas de português que, aparentemente, o sacana que quem fez o título nacional deva ter faltado.

Ordem Machete!
(IV, V, II, III, VI)

star-wars-ordem-machete
Ordem Machete: Episódios – IV, V, II, III e VI

Sim, não tem erro e não esqueci de colocar o Episódio I. A Ordem Machete simplesmente corta a facão A Ameaça Fantasma. Qual o motivo? E precisa? Não! Ninguém precisa assistir aquilo. A maioria dos personagens que surgem nele ou morrem ou são melhor desenvolvidos no Episódio II.

O melhor de tudo, você não precisa saber da existência dos Midi-Chlorians. Aliás, devia ser igual ao Clube da Luta. Ninguém deve falar sobre Midi-Chorlians. Machete don´t text, Machete don´t see Phantom Menace!

A Força Despertou

Houve um despertar, você sentiu? Lá ele, todos sentimos aqui na POCILGA  O Despertar e, à medida que nossos textos sobre cada um destes filmes forem sendo lançados, estaremos atualizando esta singela publicação. Salve esse post no coração ou assine para receber todas nossas publicações em seu email (vá até o rodapé do site).

Já iniciou sua maratona ou vai fazer um intensivão em cima da hora? Que a Força esteja com você!

marciomelo

Baiano, natural de Conceição do Almeida, sou engenheiro de software em horário comercial e escritor nas horas vagas. Sobrevivi à queda de um carro em movimento, tenho o crânio fissurado por conta de uma aposta com skate e torço por um time COLOSSAL.

13 comentários sobre “Maratona Star Wars – Contagem regressiva para O Despertar da Força

  1. Acho um absurdo renegarem assim um clássico que é o Star Wars episódio de natal!
    Como negar ao público a alegria de ver a Srª Chewbacka e Chewbabacka Jr em ação sem contar a grandiosidade musical que é ouvir Luke, Leia e Han cantando!
    Um verdadeiro absurdo!
    Obrigado YouTube por corrigir este erro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *