5 Filmes para assistir antes de Star Wars – O Despertar da Força

5 Filmes para assistir antes de Star Wars – O Despertar da Força
Fanboys - 2009

Que Star Wars – O Despertar da Força é um dos filmes mais esperados dos últimos anos pouca gente discorda. E se a ansiedade à medida que vamos chegando próximo ao dia 17 de Dezembro aumenta de forma exponencial, a melhor maneira para relaxar um pouco, e se preparar para o que está vindo, é assistir alguns filmes que ajudem a entrar no clima ideal.

Claro que obviamente o primeiro pensamento é fazer uma Maratona Star Wars e, de fato, para estar com a história de toda a saga fresquinha na mente é o mais indicado, mas a proposta aqui é fugir um pouco do óbvio e assistir outras obras que preparem o terreno e que nos faça conhecer um pouco mais sobre os novos atores que estão chegando ou ainda tentar decifrar melhor a mente do cara que está arquitetando e abrindo caminho para os 6 filmes que a Disney irá lançar até 2020 e que envolve, além dos três novos episódios, mais três spinoffs da saga.

Consegui pensar em 5 obras especiais, vamos a elas:

Fanboys (2009)

Motivação: As expectativas perante um novo filme da Saga.

Quatro indivíduos entram uma roadtrip nerd para levar um amigo que está com uma doença terminal para invadir o Rancho Skywalker (de George Lucas) e roubar uma cópia do Episódio I – A Ameaça Fantasma para que ele possa assistir antes de morrer.

Divertidíssimo mesmo sem ser um filme espetacular, Fanboys além das várias piadas e referências a Star Wars e a cultura pop em geral, tem uma das melhores cenas/frases de todos os tempos e que representa o que muitos estão sentindo com a expectativa que gira em torno do Despertar da Força. E se…?

A pergunta que não quer calar...
A pergunta que não quer calar…

Ataque ao Prédio (Attack The Block, 2011)

Motivação: Conhecer John Boyega.

Ele apareceu no primeiro teaser vestido de Stormtrooper e semanas depois foi divulgado uma imagem sua segurando um sabre de luz. Boyega vai interpretar Finn, um dos protagonistas principais e assistir “Attack the Block” vai fazer você conhecer um pouco mais do que o ator (que também participou da 9º Temporada de 24 Horas) é capaz.

Boyega e sua gangue no filme Ataque ao Prédio
Boyega e sua gangue no filme Ataque ao Prédio

Lançado em 2011 diretamente para homevideo e tendo ganho o título nacional de Ataque ao Prédio, o filme segue a história de uma invasão alienígena que acontece em um bloco habitacional. Boyega interpreta o líder de uma gangue local que vai precisar unir forças para conter a tal invasão alien em seu prédio. É mais uma daquelas obras desconhecidas e de baixo orçamento, mas que vale a pena ser vista.

Ex Machina (2014)

Motivação: Dobradinha Oscar Isaac e Domhnall Gleeson

Enquanto Oscar Isaac vai estar com os mocinhos da Aliança Rebelde, Domhnall Gleeson vai interpretar um General da 1º Ordem. Em Ex Machina você vai poder ver os dois atores trabalhando numa dobradinha incrível além de assistir uma ótima ficção científica e cheia de questionamentos interessantes sobre inteligência artificial.

Enquanto Gleeson faz um desconfiado e inteligente programador, Isaac está completamente surtado aqui e só por uma cena de dança que ele faz já vale todo o filme.

Blue Season (Curta-Metragem)

Motivação: Conhecer a desconhecida Daisy Ridley

Além de estar em muitas cenas dos trailers ao lado do BB-8, é ela quem dá a mão a Finn e é ela, Rey, onde aposto que estão depositadas grandes surpresas do Despertar da Força. A atriz Daisy Ridley ainda é desconhecida e participou apenas de alguns trabalhos menores na Tv. Talvez o seu filme de maior destaque até aqui tenha sido o curta-metragem Blue Season que você pode assistir (em inglês) logo abaixo. Só vai lhe custar 5 minutinhos e já vai te dar uma ideia do que esperar dela que vai ser uma das principais protagonistas da saga.

Star Trek (2009)

Motivação: Mostrar do que J.J. Abrams é capaz

Calma, nem você está no post errado nem eu sou maluco. Sabemos da rivalidade (boba) entre os fãs das duas franquias (onde não me incluo, gosto de ambas mesmo sendo um pouco mais fã de Star Wars) mas a verdade é que o que J. J. Abrams conseguiu fazer com Star Trek é exatamente o que todos esperamos dele em Star Wars – O Despertar da Força: Agradar os fãs antigos (a gente que é velho chato saudosista) e também os ‘novos fãs’ ou a turma que, por algum motivo inimaginável, não conheça ou não acredite que Star Wars é a única coisa importante do mundo.

JJ-Abrams-and-the-Cast-of-Star-Trek-2009-Movie
JJ Abrams, da Jornada a Guerra nas Estrelas

Tem mais? Sempre tem!

Existem outros atores importantes aqui ainda como o Andy Serkis do qual você poderia ver, por exemplo, os novos filmes do Planeta dos Macacos ou ainda o Adam Driver que vai fazer o que promete ser o vilão principal pelo menos deste primeiro filme da nova saga, Kylo Ren. Do Adam acredito que o filme mais interessante seja Frances Ha, mas talvez pelo personagem o que mais possa encaixar para um preparativo do que esperar dele em O Despertar da Força seja Enquanto Somos Jovens.

Se for ainda levar em conta a nossa Brienne Capitã Phasma, a Lupita Nyong´o ou a lenda viva Max Von Sydow teríamos claramente mais obras para assistir antes mesmo de chegar na turma clássica que vai retornar aqui.

Juntando uma bela maratona da saga com mais estes 5 filmes aqui, com certeza você vai chegar ao dia 17 de Dezembro com uma bela bagagem para poder encarar esse Despertar da Força. Houve um, você sentiu? (lá ele!).

marciomelo

Baiano, natural de Conceição do Almeida, sou engenheiro de software em horário comercial e escritor nas horas vagas. Sobrevivi à queda de um carro em movimento, tenho o crânio fissurado por conta de uma aposta com skate e torço por um time COLOSSAL.

6 comentários sobre “5 Filmes para assistir antes de Star Wars – O Despertar da Força

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *