Review | Os Anéis do Poder – 1×06: Udûn

Review | Os Anéis do Poder – 1×06: Udûn

Finalmente em “Udûn” os fãs de Senhor dos Anéis tiveram algo que ansiavam bastante: uma grande batalha. Esse sexto episódio tem muitas cenas de ação e luta, todas muito bem dirigidas por Charlotte Brändström. A parte técnica de Os Anéis do Poder se destaca e uma parte da trama caminha para um desfecho. No entanto, reviravoltas interessantes são apresentadas, deixando um ótimo gancho rumo ao final da temporada nos próximos dois capítulos.

[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em Udûn, o sexto episódio da primeira temporada de Os Anéis do Poder.

A ação começa com Adar e seus orcs chegando na torre de vigia e a encontrando vazia. Assim que chegam lá são surpreendidos por Arondir, que sozinho os prende no local e derruba a torre. Um ótimo plano, já que seria impossível que o elfo junto com o grupo de humanos entrasse em um combate direto com os inimigos.

Enquanto isso, o grupo liderado por Bronwyn assiste de longe na vila a torre ser destruída. Infelizmente a paz não dura muito tempo, tendo apenas um espaço para Bronwyn e Arondir trocarem juras de amor. Assim os orcs chegam e a batalha começa novamente.

No entanto, o grupo liderado por Galadriel consegue chegar em cima da hora para salvar o pessoal que estava na vila. Esse momento lembrou muito uma cena de “O Retorno do Rei” quando Aragorn chega com seu “Exército de Mortos“ para salvar a batalha.

A batalha não foi fácil e o grupo de Galadriel ganhou pelo elemento surpresa e ainda conseguiu capturar Adar vivo. Ela chegou no último instante, pois quase Halbrand o mata. Essa cena é interessante, já que algo similar se repete, dessa vez com ele a impedindo de fazer “besteira” enquanto a elfa interrogava o líder dos orcs.

Antes de prosseguir com o review, é importante refletir sobre as falas de Galadriel que são extremamente racistas. Tudo bem, estamos em uma série de fantasia e os orcs em teoria seriam a “encarnação do mal”. Contudo, Os Anéis do Poder apresentou uma visão mais humanizada deles, então caberia aceitar esse discurso da elfa?

Quem já havia citada essa questão e falou mais uma vez após esse episódio foi Rafael Saldanha, integrante da POCILGA. Confiram o tweet dele:

https://twitter.com/elrafosaldanha/status/1577463244398424064?s=46&t=No8eLhg9S-2UXoO5WHu4kQ

Quem foi mais e explicou com detalhes essa questão foi Alice Priestly, também no Twitter, onde ela fez uma excelente thread apresentando detalhes sobre o assunto:

https://twitter.com/alicepriestly/status/1577978670031028229?s=48&t=Qay2_eyJ2NvV_ddcbnyiiw

Fica então o questionamento feito por Levi Kaique Ferreira sobre essa preocupação apresentada por Alice. Será possível depois redimir Galadriel depois dessas falas?

Vamos aguardar os próximos capítulos para ver qual será a abordagem da série, pois está claro que Galadriel está cheia de ódio no seu coração e isso pode estar influenciando no seu julgamento e comportamento.

Prosseguindo com o review.

Infelizmente o mistério sobre quem é Sauron ainda não foi revelado, mas fica ainda mais confirmado que Adar não é o grande vilão. Contudo, ele revela que é Uruk, o elfo que foi sequestrado ainda criança e foi corrompido. Além disso, fala sobre o plano que Sauron ainda não conseguiu colocar em prática: criar um poder do “Mundo Invisível”.

Em seguida Halbrand assume seu lugar como rei das Terras do Sul e o grupo de Bronwyn fica feliz e surpreso pela revelação do seu novo líder. O grupo comemora feliz por ter vencido a batalha, mas infelizmente a alegria dura pouco.

A grande reviravolta de “Udûn” é que na verdade a captura de Adar foi apenas uma distração para o real plano, que era o roubo da “espada chave”. Ela é levada para a Torre de Vigia destruída. Após ser usada, libera uma quantidade grande de água que corre pelos túneis cavados pelos orcs chegando a um vulcão. Dessa forma é criada uma grande erupção que engole tudo ao redor, inclusive a própria Galadriel, terminando o episódio com esse gancho interessante.

Em síntese, “Udûn” mostra que a batalha está apenas no início. Após algumas supostas vitórias os “heróis” são surpreendidos no final. Uma reviravolta interessante que cria expectativas para o final da temporada nos próximos 2 episódios. Vamos ver se eles serão mais mornos ou se ainda teremos momentos de ação e batalha.



O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder (The Lord of the Rings: The Rings of Power)

Temporada:
Episódio: 06
Título: Udûn
Roteiro: Nicholas Adams & Justin Doble e J. D. Payne & Patrick McKay
Direção: Charlotte Brändström
Elenco: Morfydd Clark, Ismael Cruz Córdova, Nazanin Boniadi, Tyroe Muhafidin, Charlie Vickers, Lloyd Owen, Cynthia Addai-Robinson, Maxim Baldry e Joseph Mawle
Exibição original: 30 de setembro de 2022 – Amazon Prime 

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *