Review | Andor – Episódio 1

Review | Andor – Episódio 1

O filme Rogue One: Uma História Star Wars de 2016 apresentou acontecimentos que ocorreram antes do Episódio IV de Star Wars e nele o grupo de rebeldes responsável pelo roubo dos planos da Estrela da Morte. Entre esses personagens um se destacou: Cassian Andor, interpretado por Diego Luna. 

Agora em 2022 o diretor e roteirista Tony Gilroy criou a série Andor, que tem como objetivo contar a história de Cassian. O seriado, assim como o longa-metragem de 2016, tem um tom um pouco diferente do universo criado por George Lucas.

[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em Episódio 1, o primeiro episódio da primeira temporada de Andor.

Em Episódio 1 é clara essa diferença de tom e em como a série tem uma narrativa mais adulta e menos centrada em fantasia. Logo no início acompanhamos o protagonista Cassian Andor caminhando à noite por uma calçada cheia de luzes em um clima meio sombrio, quase um filme noir. Ao chegar em uma taberna, sem dúvidas uma alusão a famosa cena da cantina de Uma Nova Esperança, percebemos que os homens no local estão em busca de “entretenimento adulto” (isto é, garotas de programa).

Andor está em busca de informações sobre o paradeiro de sua irmã, mas se mete em uma confusão com outros dois homens que estavam no local. Ele os mata, deixando claro que assim como em Rogue One seu comportamento é ambíguo, então apesar de ter uma “missão nobre”, suas atitudes são questionáveis.

Quem seria essa irmã de Andor e o que aconteceu com ela? Esse parece ser o fio condutor da narrativa. Dessa forma, a série apresenta flashbacks onde somos apresentados à adolescência do protagonista e vemos um pouco da relação dele com a irmã. Curiosamente os diálogos nesses momentos não tem legenda e eles falam um dialeto próprio. Isso é interessante para que o espectador foque no sentimento e no relacionamento, e não necessariamente nas palavras. Eles estão juntos com outro grupo de jovens, não vemos nenhum adulto, e parecem uma tribo um pouco primitiva (um pouco similar aos Ewoks, talvez).

Acontece que o assassinato cometido por Andor chama a atenção de Syril Karn (Kyle Soller), um inspetor de uma organização de segurança que presta serviço para o Império. Inicialmente o chefe dele diz para ele não se incomodar com o assunto e escrever um relatório dizendo que foi um acidente, mas logo percebemos que ele é o tipo de pessoa que gosta de seguir as regras, então decide seguir adiante com a investigação.

Enquanto isso, voltamos a acompanhar Cassian que volta para um lugar chamado Ferrix, onde ele tem uma relação com algumas pessoas que talvez possamos chamar de “amigos”. Uma delas é Bix (Adria Arjona), que trabalha em uma oficina e promete ajudá-lo com a venda de uma peça. Apesar de ela questionar o comportamento de Andor, ainda assim o ajuda.

Episódio 1 termina com um gancho para o capítulo seguinte, onde vemos o jovem Cassian indo com seu grupo em busca de uma nave que caiu do céu próximo de onde eles vivem. O saldo do início da temporada é positivo e Andor se destaca pelo tom da narrativa mais adulto, além de não apelar para fan services do universo de Star Wars. Já é possível notar que alguns temas políticos do mundo “underground” de Guerra nas Estrelas serão explorados, ainda mais considerando os trabalhos anteriores de Tony Gilroy. Um início promissor, vamos acompanhar os próximos episódios (lembrando que os 3 primeiros foram disponibilizados no mesmo dia e o restante será 1 por semana). 



Andor

Temporada:
Episódio: 01
Título: Episódio 1 (Episode 1)
Roteiro: Tony Gilroy
Direção: Toby Haynes
Elenco: Diego Luna, Kyle Soller, Adria Arjona, Joplin Sibtain, James McArdle, Rupert Vansittart, Stellan Skarsgård, Fiona Shaw, Alex Ferns, Gary Beadle, Genevieve O’Reilly e Denise Gough
Exibição original: 21 de setembro de 2022 – Disney+

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *