Top 5 | Melhores filmes de Sam Raimi

Top 5 | Melhores filmes de Sam Raimi

Agora em maio de 2022 estreia “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, novo filme do MCU dirigido por Sam Raimi. Aproveitando a ocasião, a nossa equipe de porcolunistas se reuniu para celebrar esse grande cineasta e fazer um top 5 dos melhores filmes da sua carreira.

Sam Raimi começou sua carreira trabalhando com os amigos Bruce Campbell (ator) e Robert Tapert (produtor) e o livro “Evil Dead: A Morte do Demônio” conta um pouco sobre a trajetória do cineasta, especialmente sobre a trilogia Evil Dead. Apesar de começar no terror, Raimi explorou outros gêneros como aventura, drama, romance e faroeste (Rápida e Mortal). Ele foi responsável no início dos anos 2000 por “moldar” os filmes de super-herói como conhecemos hoje ao comandar a trilogia do Homem-Aranha. 

Antes de voltar ao universo da Marvel com a continuação de Doutor Estranho, seu último filme foi Oz – Mágico e Poderoso em 2013. Nesse meio tempo ele dirigiu alguns episódios de série, como o piloto do seriado “Ash VS Evil Dead” em 2015, e também produziu algumas coisas. Então estamos empolgados em ver o cineasta novamente atrás das câmeras. 

O Top 5 foi montado a partir das listas dos porcolunistas: Brauns, Mário Bastos, Marcio Melo, Dario, e Ramon Prates. Aproveitem para comentar quais os seus filmes favoritos de Sam Raimi. Vamos a nossa lista: 

5) Um Plano Simples

Foi com esse filme que Sam Raimi conseguiu provar de vez que era um grande cineasta com esse thriller com pegada noir estrelado por Bill Paxton, Billy Bob Thornton e Bridget Fonda. O filme teve 2 indicações ao Oscar: ator coadjuvante (Thornton) e roteiro adaptado (Scott B. Smith). 

4) Arraste-me para o Inferno

Em 2009 após concluir seu trabalho com a trilogia Homem-Aranha, Raimi voltou para suas origens ao fazer um novo filme de terror. E mostrou que ainda tinha o que apresentar no gênero nessa história sobre uma bancária que nega um empréstimo de uma senhorinha e recebe uma maldição em retorno. 

3) Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio

Evil Dead inicialmente se chamou A Morte do Demônio no Brasil e mostrou que Raimi, Campbell e Tapert tinham uma nova voz para o terror, nesse filme realizado de maneira totalmente independente que se tornou um clássico do gênero. 

2) Uma Noite Alucinante 2

Era natural que o cineasta voltasse para fazer uma continuação de Evil Dead e reunindo novamente os amigos conseguiram mais dinheiro para fazer algo mais profissional, mas que não deixasse a essência de lado. O resultado é uma mistura de remake com sequência que explora mais o lado cômico e vai além nos efeitos visuais e maquiagem, fazendo com que ele se tornasse um dos filmes mais divertidos e interessantes do gênero. 

1) Homem-Aranha 2

Esse talvez seja o melhor (ou pelo menos um dos melhores) filmes de super-herói já feitos até hoje. Após o sucesso de Homem-Aranha em 2002, Raimi teve ainda mais liberdade para ir além do gênero ao apresentar uma história emocionante e cheia de aventura que captou de maneira brilhante a essência do personagem da Marvel. Não por acaso os melhores elementos de “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” se devem ao trabalho realizado por Raimi.

E quais são os seus 5 filmes favoritos de Sam Raimi?

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *