Para ver e ouvir | Magnólia (1999)

Essa coluna da POCILGA tem o objetivo de destacar a trilha sonora de filmes. Mas, e quando as músicas inspiraram o próprio filme? É o caso de Magnólia, de Paul Thomas Anderson. O diretor e roteirista baseou-se em músicas da cantora e amiga Amiee Mann para escrever. O resultado foi um roteiro inovador e complexo. Com o material pronto, Anderson pediu à Aimee que escrevesse mais músicas e assim duas novas canções entraram para a trilha sonora. Músicas que inspiraram um filme que inspiraram mais músicas.
Agora a coluna também virou um podcast, como conteúdo extra do Varacast publicado apenas no Spotify, que disponibilizou o recurso “Música + Papo”, onde é possível incluir canções do catálogo do serviço de streaming no podcast. Ouçam no player abaixo:
Magnólia
A história segue os acontecimentos da vida de 9 pessoas durante um período de 24 horas na cidade de Los Angeles. O roteiro consegue, de maneira brilhante, mergulhar na vida desses personagens, criando uma expectativa sobre como eles estão inter-relacionados. E o melhor: o espectador de fato se envolve com todos os personagens sem ficar confuso.
Aqui vale uma nota pessoal: esse filme está entre os top 5 de filmes favoritos. Atrás apenas de “Clube da Luta” que, para mim, é o número 1. Quem sabe um dia não faço um texto sobre esses 5 filmes…
As 5 melhores músicas do filme são:
Aimee Mann – Wise Up
(Talvez o momento mais bonito do filme onde todos os personagens do filme cantam a música, cada um cantando um pedaço)
Aimee Mann – Save Me
(O final do filme, quando vemos o sorriso da personagem Claudia (Melora Walters) no mesmo momento que começa o um riff de guitarra e sobem os créditos)
Aimee Mann – Momentum
(Claudia está ouvindo essa música num volume extremamente alto quando recebe a visita do policial Jim (John C. Reilly) por causa de reclamações dos vizinhos em relação ao volume do som)
Aimee Mann – One
(Essa toca logo no início do filme para mostrar a solidão de cada um dos personagens do filme)
Supertramp – Goodbye Stranger
(O filme também conta com outras músicas que não são de Aimee Mann. Um dos destaques é essa do Supertramp que toca num bar que Donnie Smith (William H. Macy) frequenta porque está apaixonado pelo barman)
* Texto revisado por Elaine Andrade
a trilha é, acho, a única coisa que gosto nesse filme. Informei.
Já é alguma coisa. Mas quem sabe se vc assistir novamente hoje que vc é um homem mais “maduro” não consiga sentir um algo mais com esse filme. kkk
Pode ser, farei esse teste
“Magnolia” é o caso perfeito de trilha sonora perfeitamente encaixada com o que assistimos no filme. As músicas de Aimee Mann, em especial, a cena em que as personagens cantam “Wise Up” são de cortar o coração! Uma das minhas trilhas sonoras favoritas!