Crítica | 13 Reasons Why – 1×01: Fita 1, Lado A

Baseado no livro de mesmo nome escrito por Jay Asher, 13 Reasons Why acaba de estrear na Netflix. Decidi evitar a maratona dessa vez. A ideia é fazer um post por dia aqui na Pocilga. Vendo com mais calma, acredito que terei uma experiência mais proveitosa neste caso. São 13 episódios.

Logo nas primeiras cenas já sabemos que a adolescente Hannah cometeu suicídio. Antes de dar fim à própria vida, ela gravou fitas cassete que explicam os treze motivos que a levaram a tomar essa atitude. Clay é um dos que recebem as fitas, sem saber exatamente o porquê. O fato é que o garoto fica compreensivelmente transtornado com isso.

Aqui vemos que o primeiro beijo de Hannah transformou-se em um verdadeiro pesadelo ou, como ela mesma diz, no começo do fim. Justin Foley foi o rapaz por quem ela se encantou. Para ela, tratava-se de uma paixão de verdade. Para ele, algo bem longe disso. Justin tirou uma foto de Hannah em um ângulo desfavorável e falou para seus amigos que muito mais coisas aconteceram. Pronto. Todo o colégio vê a foto e Hannah ganha uma má reputação.

Para piorar, Clay faz um comentário pesado e deixa a garota ainda mais decepcionada.

Neste primeiro episódio são apresentados vários temas com potencial para serem trabalhados na sequência: a relação superficial de Clay com os pais, o poder da internet de atrapalhar a vida das pessoas, a amizade de Hannah e Clay, o amigo old school Tony, a banalização de coisas sérias e a depressão.

Uma cena para mim é o triste retrato da geração atual. Falo do momento em que duas garotas tiram uma selfie na frente de um memorial feito para Hannah. Onde está o bom senso?

13 Reasons Why é atual, relevante e nos conquista logo de cara com seus personagens interessantes e uma trama bem construída. Um seriado se destaca quando nos permite criar empatia com seus personagens. É o caso aqui.

Tive que me segurar para não iniciar o lado B logo quando os 51 minutos terminaram. Foi um início mais do que promissor.

// Leia as críticas já publicadas na POCILGA

13 Reasons Why – 1×02: Fita 1, Lado B
13 Reasons Why – 1×03: Fita 2, Lado A
13 Reasons Why – 1×04: Fita 2, Lado B
13 Reasons Why – 1×05: Fita 3, Lado A
13 Reasons Why – 1×06: Fita 3, Lado B
13 Reasons Why – 1×07: Fita 4, Lado A
13 Reasons Why – 1×08: Fita 4, Lado B
13 Reasons Why – 1×09: Fita 5, Lado A
13 Reasons Why – 1×10: Fita 5, Lado B
13 Reasons Why – 1×11: Fita 6, Lado A
13 Reasons Why – 1×12: Fita 6, Lado B
13 Reasons Why – 1×13: Fita 7, Lado A

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!
  • Marcio Melo

    Adorei a série, tem um mistério bem envolvente e é difícil controlar o impulso de maratoná-la até o fim.

    Ps: Clay é muito lerdo.