Primeiras Impressões | Extrapolations (Apple TV+)

Primeiras Impressões | Extrapolations (Apple TV+)

Você deve se lembrar de Scott Z. Burns graças a Contágio, filme que ele assinou o roteiro. Considerando a pandemia do COVID-19 foi impressionante notar as semelhanças de algumas situações do filme com o mundo real. Ele é um autor que merece elogios por realizar uma profunda pesquisa antes de escrever os seus trabalhos, garantindo uma boa dose de credibilidade.

Scott Burns retorna agora no comando de Extrapolations, uma série que almeja alertar sobre os perigos relacionados ao aquecimento global. Embasado por vários estudos científicos, ele nos mostra como as coisas podem piorar ao longo das décadas se a temperatura média subir meros 2 graus.

Derretimento de calotas polares, cidades costeiras constantemente inundadas, seca, excesso de poluição, incêndios e o desaparecimento de inúmeras espécies são tragédias anunciadas que fazem parte do dia a dia dos personagens de Extrapolations. Cada episódio avança alguns bons anos no tempo, nos permitindo observar a evolução inexorável dos problemas.

Ainda que a série tenha boas intenções e consiga proporcionar algumas reflexões, trata-se de uma experiência extremamente irregular.

O primeiro episódio é totalmente caótico e assisti-lo até o fim sem olhar no relógio beira o impossível. Em apenas 50 minutos o roteiro tenta abordar muito, nos deixando confusos e impossibilitados de criar qualquer vínculo com os personagens. É tudo muito frenético, bagunçado e exagerado. Ele serve para estabelecer a situação em que a Terra se encontra, mas faz isso de um jeito muitas vezes irritante e sem um pingo de classe.

No segundo e terceiro episódio o ritmo fica mais calmo e a série se concentra em menos personagens, o que deixa as coisas um pouco melhores. Mas não muito.

Extrapolations acerta ao trazer temas relevantes para debate e por tecer inspirados comentários sobre o capitalismo e religião dentro desse contexto do mundo sendo destruído aos poucos.

Se por um lado a sociedade se beneficia de avanços como a cura do câncer e a possibilidade de transformar agua salgada em potável em grande quantidade, por outro parece não haver saída para as consequências catastróficas das mudanças climáticas.

De forma egoísta, uns não se importam com esse cenário pois já terão morrido quando as coisas ficarem finalmente impossíveis. Reflete o pensamento de muitos por aí, não é?

É realmente uma pena que Extrapolations não funciona como entretenimento. Ela é cansativa, às vezes artificial e após três episódios só há um personagem minimamente cativante, no caso o rabino Zucker. E olha que o elenco é recheado de estrelas.

E sobre os exageros, que tal uma cena de uma morsa fazendo um ataque aéreo mortal ou de uma baleia que ‘fala’ com a voz de Meryl Streep? O objetivo certamente não era fazer rir, mas não pude evitar.

Cheguei a conclusão que já dediquei tempo demais para isso. Três episódios foram mais do que suficiente para eu decidir não dar continuidade a essa bomba chamada Extrapolations.



Extrapolations

Criado por: Scott Z. Burns
Plataforma: Apple TV+
Ano: 2023
Temporadas:
1
Episódios:
8
Elenco:
Diane Lane, Siena Miller, Forest Whitaker, Marion Cotillard, Tobey Maguire, Daveed Diggs, Kit Harington, Tahar Rahim

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *