Crítica | Lockwood & Co. (1ª Temporada)
Foi por mero acaso que iniciei Lockwood & Co. na Netflix. Não tinha lido nenhuma crítica sobre a série e também não sabia dos livros escritos por Jonathan Stroud. Simplesmente entrei na plataforma, recebi essa indicação e dei o play meio que sem querer.
Quando menos percebi estava me divertindo com uma história infanto-juvenil (ou de jovens adultos?) sobre fantasmas, mistério, amizade e com um pouco de ação.
Desde um evento chamado “O Problema”, o mundo convive com a presença de fantasmas. Geralmente, eles foram vítimas de algum tipo de sofrimento e ficaram condenados a vagar por aí. Para combatê-los/ajudá-los foram criadas as Agencias de Investigação e Controle Psíquico. Tais agências são supervisionadas por adultos, mas quem faz o trabalho de verdade são crianças e adolescentes que possuem poderes paranormais.
Lockwood & Co. é uma dessas agências, mas ela não é muito ortodoxa. São apenas os jovens Anthony Lockwood e George e nenhum adulto. Eles estão buscando um novo membro e Lucy Carlyle parece ser quem melhor preenche os requisitos esperados. O problema é que ela não completou os quatro anos necessários de estudos para atuar na área.
Quer dizer, isso seria um problema para qualquer outra agência, mas não para a Lockwood & Co.
Os três agora tentarão resolver casos complicados ao mesmo tempo em que desenvolvem uma amizade. Com alguns altos e baixos, diga-se.
Com pitadas de Sherlock, Goosebumps (quem lembra?), Os Caça-Fantasmas e até mesmo O Sexto Sentido, Lockwood & Co. é um entretenimento de boa qualidade. É uma experiência divertida que encanta pelos detalhes do universo e pela relação entre os seus cativantes personagens principais.
Convenhamos, não dá para sentir medo aqui, no máximo experimentamos alguns sustos eventuais. Existe sim um ar de aventura ao enfrentar o sobrenatural com a companhia de seus amigos e com boa dose de coragem. E muitas vezes, o objetivo é dar dignidade para aqueles que já se foram e não podem mais dar um jeito nas suas questões inacabadas.
Pelo caminho, há diálogos que exploram o peculiar humor inglês. Boa parte de Lockwood & Co se passa em Londres e devo dizer que essa cidade combina com esse tipo de história.
Mas não espere por algo inovador ou muito acima da média. Não é nada que ficará na sua mente por muito tempo. No final das contas, a série cumpre o papel de divertir e oferece alguns momentos um pouco mais emotivos. Considerando a quantidade de material duvidoso que a Netflix tem apresentado recentemente, Lockwood & Co. consegue se destacar.
Lockwood & Co.
Criado por: Joe Cornish
Plataforma: Netflix
Ano: 2023
Temporadas: 1
Episódios: 8
Elenco: Ruby Stokes, Ali Hadji-Heshmati, Cameron Chapman, Jack Bandeira, Ivanno Jeremiah