Review | Os Anéis do Poder – 1×04: The Great Wave
A trama de Os Anéis do Poder está ganhando corpo e nos dá indícios de que bons momentos podem estar no horizonte não tão distante.
[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]
Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em The Great Wave, o quarto episódio da primeira temporada de Os Anéis do Poder
É um mau presságio quando as folhas da Árvore Branca de Númenor caem. É dito que elas representam as lágrimas do Valar, os deuses. Quer dizer, alguém está fazendo uma merda tão grande que pode prejudicar a Arda como um todo. Ou mais especificamente, Númenor.
A rainha regente Míriel sentiu isso e resolveu aceitar a aliança com Galadriel. E que bom que a feroz elfa conseguiu se acalmar um pouquinho e discutir os problemas da Terra-Média usando a cabeça ao invés da força.
Tivemos aqui uma visão de que um futuro catastrófico pode estar rondando Númenor. Míriel teve um sonho que mostrou todo o continente sucumbindo à força descomunal da água. Sonho? Na realidade ela deu uma espiadinha em uma Palantir e esse artefato revelou que toda a desgraça da Númenor teria início com a chegada de um elfo.
Mas ainda há tempo para tentar impedir isso, ainda mais se corajosos numerorianos se tornem voluntários e embarquem com Galadriel.
Está aí o chamado do herói para Isildur, um personagem que aos poucos vai nos conquistando com seu carisma e suas atitudes que demonstram coragem e um pouco de precipitação.
Foi bom poder novamente ver Elrond e Durin. Particularmente, esse núcleo é oficialmente o meu preferido agora. E isso se deve muito a química entre esses dois personagens que ficou mais evidente agora. Inclusive, podemos dizer que as mágoas que o anão sentia foram deixadas de lado e eles voltaram a velha amizade.
Esse episódio também mostrou algo muito importante e já conhecido do público iniciado em O Senhor dos Aneis. É que Durin e os seus descobriram Mithril, um minério valioso que vimos salvar a vida de Frodo quando foi atingido por um troll. Mas fico pensando… será que um certo Balrog foi despertado nessa empreitada?
E o tal Adar?
O seriado está brincando com nossas expectativas em relação a quem é Sauron. E isso é bom. Pelo jeito, Adar é um elfo corrompido que está preparando o terreno para a chegada dele. Não dá para cravar que ele é o próprio servo de Morgoth.
O fato é que ele poupa Arondir e o envia até os humanos refugiados com uma mensagem derradeira. Pelo caminho, vemos sua habilidade de pegar uma flecha em pleno voo e usá-la contra o inimigo. E dalhe câmera lenta. Para quem tem uma queda pelo cinema de Zack Snyder é um prato cheio.
Lembram daquele velho falando com Theo? Não deu a impressão que Sauron seria a estrela cadente? E aí as suspeitas recaem novamente para o Gigante que está com Nori, que dessa vez não apareceu no episódio.
Os Anéis do Poder vai aos poucos enriquicenedo a sua narrativa. Às vezes o roteiro exagera nos diálogos expositivos e investe em cenas um tanto previsíveis, mas parece que as coisas estão ficando bem encaminhadas.
Detalhes do universo de O Senhor dos Aneis são apresentandos sem muita pressa, algo que considero importante dada a riqueza do universo de Tolkien. Não é nada difícil se perder com tantos nomes de raças, lugares, deuses, semideuses e mais.
Admito. Estou ficando cada vez mais esperançoso com Os Aneis do Poder.
O Senhor dos Aneis: Os Aneis do Poder (The Lord of the Rings: The Rings of Power)
Temporada: 1ª
Episódio: 04
Título: Adar
Roteiro: John D. Payne, Patrick McKay
Direção: Wayne Wip
Elenco: Lloyd Owen, Cynthia Addai-Robinson, Maxim Baldry, Ema Horvath
Exibição original: 16 de setembro de 2022 – Amazon Prime