Review | Andor – Episódio 2

Review | Andor – Episódio 2

O Episódio 2 de Andor explora um pouco mais o passado do protagonista e também de outros personagens à sua volta. O contexto político fica um pouco mais evidente através da figura de Syril Karn. Contudo, ainda estamos um pouco longe de descobrir exatamente como Cassian se envolveu com os rebeldes e se torna a pessoa que conhecemos em Rogue One.

[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em Episódio 2, o segundo episódio da primeira temporada de Andor.

Uma informação dada perto do final do Episódio 2 explica melhor sobre o passado de Cassian Andor, após uma conversa dele com um piloto. O protagonista quer fugir e solicita os serviços dessa pessoa, que comenta sobre um aviso da procura de alguém de Kenari. O homem aproveita para dizer que nesse local ocorreu um acidente de mineração e com isso foi isolado pelo Império. Essa informação através de um diálogo expositivo nos dá pistas sobre a situação apresentada nos flashbacks de Cassian.

Apesar disso, as cenas do passado não apresentam muita coisa. Acompanhamos o grupo de Kassa (apelido que a irmã de Cassian o chama) se aproximar da nave caída e a líder da tribo é atacada por um dos integrantes do veículo. A jovem se machuca, eles aparentemente matam a pessoa e resgatam a moça. Será que ela sobrevive?

De volta ao presente e a Ferrix conhecemos Maarva (Fiona Shaw), mãe adotiva de Cassian. A residência deles já dá uma ideia do estilo de vida que eles levam. A mulher aparece pouco, mas tudo indica que ela terá importância dentro da narrativa nos próximos episódios.

Outra personagem que também caminha para ter importância na série é Bix e conforme ela prometeu conseguiu que o comprador da peça de Andor vá ao local no dia seguinte para realizar a negociação. O interesse romântico da moça tem ciúmes dessa suposta amizade e a segue para confirmar se existe algo entre eles. Como vingança o homem decide fazer uma denúncia anônima contra Cassian. Sem saber do ocorrido, a moça aparece na casa dele em busca de um “chamego” e nesse ponto é importante ressaltar a conotação sexual da cena, algo muito raro (talvez inédito) disso no universo de Star Wars. Parece que Tony Gilroy quer deixar bem claro o tom adulto da narrativa.

Contudo, o destaque do episódio fica por conta das cenas envolvendo Syril Karn. A investigação do assassinato cometido por Andor continua e ele recebe ajuda de um “policial” de uma patente aparentemente inferior a dele. A conversa entre eles mostra bem a influência de um governo fascista e totalitário (sim, estou falando do Império) em relação aos policiais. Assim eles não enxergam problemas em uma abordagem mais dura e que ao chegar em Ferrix tem que mostrar quem é que manda. Pouco depois vemos a insegurança de Syril na frente de outros integrantes da segurança ao fazer um discurso. Isso pode ser um sinal de uma masculinidade frágil, dúvida sobre o que está fazendo é realmente o certo ou ambos.

Apesar do tom mais sério e adulto, ainda temos os dróides para servir de alívio cômico e assume esse papel na série em algumas interações com Andor. Afinal de contas, se estamos dentro do universo de Star Wars, temos que ter algum robô ajudante.

No mais Episódio 2 mantém o padrão técnico de qualidade e a série segue promissora ao explorar um lado diferente do universo de Star Wars. Torcemos que o seriado criado por Tony Gilroy mantenha isso até o final da temporada.



Andor

Temporada:
Episódio: 02
Título: Episódio 2 (Episode 2)
Roteiro: Tony Gilroy
Direção: Toby Haynes
Elenco: Diego Luna, Kyle Soller, Adria Arjona, Joplin Sibtain, James McArdle, Rupert Vansittart, Stellan Skarsgård, Fiona Shaw, Alex Ferns, Gary Beadle, Genevieve O’Reilly e Denise Gough
Exibição original: 21 de setembro de 2022 – Disney+

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *