Resenha de Livro | Lula, volume 1: Biografia

Resenha de Livro | Lula, volume 1: Biografia

Gostando dele ou não, é impossível não aceitar a importância de Lula na história da política do Brasil. Ele lidera as pesquisas para as eleições de 2022 e 2021 foi um ano importante para sua carreira. Tudo indica que ele será o próximo presidente do país, mas ainda existe um longo caminho pela frente. No livro “Lula, volume 1: Biografia”, o jornalista Fernando Morais conta um pouco da história dessa grande figura política nacional.

Desde 2011 Fernando Morais teve acesso direto a Lula, onde pode ter conversas francas e frequentes com o ex-presidente. A partir dessas diversas horas de conversa — e também do faro dele como jornalista — foi possível criar uma obra biográfica complexa e fascinante. O seu jeito de escrever também é um grande diferencial, já que o autor constrói sua prosa de maneira cativante que dá vontade de ler até o final sem parar.

Morais também teve ideias interessantes para que o livro fosse bem sucedido em seu objetivo, que é captar toda a jornada de Lula com toda sua grandiosidade e complexidade. A primeira é dividir a obra em dois volumes (e o autor faz questão de se explicar no posfácio a respeito disso). Inicialmente isso pode parecer como uma forma de ganhar mais dinheiro, como os filmes de Hollywood tem feito ultimamente. No entanto, do ponto de vista narrativo a divisão faz todo o sentido.

Nesse primeiro volume ele fala bastante sobre o início da vida e da carreira de Lula, deixando a parte das eleições para presidente e a presidência em si para o segundo. A outra ideia interessante é começar a narrativa pelo “fim”. Assim o autor começa “Lula, volume 1: Biografia” mostrando os eventos que levaram à sua prisão em 2018.

Um dos episódios que o livro narra e dá bastante importância é o período em que Lula ficou no sindicato dos metalúrgicos enquanto decidia se iria se entregar ou não à polícia federal. Esse momento é importante para mostrar quem estava ao seu lado dando conselhos, além de apresentar ao leitor eventos significativos ocorridos nessa situação, que apesar de atual têm muitos detalhes que ajudam a entender a força política do ex-presidente. E não só isso, como também alguns absurdos cometidos pela PF, como o fato de colocar diversos espiões dentro do sindicato de maneira ilegal para monitorar as ações do político.

Após todo esse contexto atual é que Morais volta no tempo para falar sobre a infância pobre de Lula, sua ida com a família do interior do Nordeste para São Paulo em busca de melhores oportunidades, acontecimento que ocorreu com milhares de outras famílias em situação similar. No entanto, o fato mais importante é narrar o início da carreira do ex-presidente como metalúrgico e seu envolvimento com o sindicato. É curioso ver como ele odiava a política, mas depois se deu conta de que para ajudar sua categoria de trabalhadores só existia uma solução: criar um partido político para representá-los.

No encerramento do livro, Morais incluiu um capítulo para falar sobre um estudo feito para analisar o comportamento da mídia diante de Lula e do PT. Citar esse “massacre midiático” é importante para encerrar “Lula, volume 1: Biografia” e mostrar a importância de uma obra como essa para ajudar a entender a importância da figura de Lula e compreender melhor a sua jornada, além do motivo de tanto “ódio” dos poderosos em relação a ele. E isso fica bastante claro durante as páginas da publicação. Agora o jeito é aguardar pela continuação, quem sabe com o ex-presidente já eleito mais uma vez para nos dar novamente alguma esperança em relação ao futuro do Brasil.



Título: Lula, volume 1: Biografia
Autor: Fernando Morais
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 416

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Um comentário em “Resenha de Livro | Lula, volume 1: Biografia

  1. O estilo de Fernando Morais como escritor nunca me decepcionou. Suas obras são sempre bastante instigantes e conseguem envolver o leitor na narrativa. Com a biografia de Lula, não esperava menos que um texto primoroso que detalha, neste primeiro volume, a construção da personalidade política de Lula. Enquanto conta a história do metalúrgico, Morais também relembra e releva registros históricos importantes e decisivos, que ajudam a entender o Brasil de hoje. A resenha define muito bem a qualidade da obra. Estou, assim como Ramon, bastante ansiosa pelo segundo volume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *