Review | Big Little Lies – 2ª Temporada

Celeste (Nicole Kidman), Madeline (Reese Witherspoon), Jane (Shailene Woodley), Bonnie (Zoë Kravitz) e Renata (Laura Dern) – As Cinco de Monterey – entregaram uma emocionante, sensível e surpreendente segunda temporada da bem sucedida série Big Little Lies, da HBO. Em 7 episódios, a história superou o desafio de desenvolver um roteiro próprio e dar um destino independente, na TV, da adaptação da obra literária original, cuja narrativa se encerrou com o fim da primeira temporada.

A trama segue os acontecimentos decorrentes do assassinato de Perry Wright (Alexander Skarsgard), em torno do segredo que as cinco amigas decidem guardar para se protegerem. A chegada de Mary Louise (Meryl Streep), mãe de Perry, à cidade é o grande ponto de virada inicial da história. A presença dela no dia a dia das Cinco de Monterey é incômoda e capaz de gerar desconfiança. Cada personagem é desenvolvida, no particular, com dramas despertados a partir da culpa pela mentira sobre a morte do esposo de Celeste.

A partir disso, o drama aprofunda traumas já visitados pelas personagens, como estupro, adultério e violência doméstica, e lida com novas questões, como depressão e estresse pós-traumático. As dificuldades de relacionamento entre mãe/sogra e filha/nora também vêm à tona com mais intensidade agora para desafiar e questionar os limites da sororidade conquistada pelas Cinco de Monterey na primeira temporada. O resultado é catártico e emocionante, ao mesmo tempo, surpreendente.

Um dos grandes trunfos da série continua sendo o entrosamento e o talento do elenco, que ganhou o reforço da indiscutível experiência de Meryl Streep. A narrativa explora com primor o suspense do comportamento completamente imprevisível de Mary Louise. Aliás, o uso do recurso de quebra de expectativas se mantém para lembrar que as Cinco de Monterey são mulheres em constante desconstrução de valores, preconceitos e crenças. As atrizes Zoë Kravitz, como Bonnie, e Laura Dern, na pele de Renata, são as que mais se destacam por protagonizarem as melhores e mais emblemáticas cenas da série.

O resultado é que Big Little Lies amadureceu, se consolidou com o estilo novelesco e ganhou vida própria de maneira a expandir com originalidade o universo narrativo do livro. Há fôlego para, em novas temporadas, explorar muito mais do desenvolvimento das personagens, o grande acerto até aqui. Para manter o padrão, será preciso se reinventar, sob risco de cair na entediante repetição de dramas afetos a mulheres privilegiadas. Seria interessante incluir temáticas mais próximas do cotidiano, de forma a expor a relação entre desigualdade de gênero e desigualdade socioeconômica.



Big Little Lies – 2ª Temporada

Criado por: David E. Kelley
Emissora: HBO
Elenco: Reese Witherspoon, Nicole Kidman, Shailene Woodley, Zoë Kravitz, Meryl Streep e Laura Dern
Ano: 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *