Os 55 melhores filmes para assistir na Netflix em 2022
Esse post serve para te ajudar a explorar o belo catálogo da Netflix sem perder tempo. Selecionamos 55 filmes dos mais variados gêneros e estilos: clássicos, lançamentos, nostálgicos, nacionais, coreanos, argentinos, documentários, sci-fi e mais! Fizemos um verdadeiro trabalho de garimpo para facilitar a sua busca de algo para assistir ao longo do ano. Tem coisa boa aí! A ordem é alfabética. Confiram os 55 melhores filmes para assistir na Netflix em 2022:
Melhores filmes para ver na Netflix
1 A 13ª Emenda
Dirigido por Ava DuVernay, esse documentário nos mostra as implicações relacionadas a 13ª emenda., Basicamente, ela aboliu a escravidão nos Estados Unidos, mas abriu brechas para o trabalho forçado e o encarceramento em massa. As falhas do sistema prisional são dissecadas e evidenciadas com pulso firme.
2 A Bruxa
A Bruxa perturba pela sua atmosfera carregada e melancólica e por nos transmitir a sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Um terror de qualidade que conta com uma ótima atuação de Anya Taylor-Joy.
3 A Mão De Deus
Uma história de amadurecimento envolvente com uma pegada felliniana que se passa na Nápoles dos anos 1980, local cuja presença de Maradona influenciava muita gente. O diretor Paolo Sorrentino consegue equilibrar uma comédia levemente absurda, um lirismo tocante e uma pitada de tragédia neste belo trabalho autobiográfico.
4 A Qualquer Custo
Um western moderno sobre dois irmãos que assaltam um banco com boas intenções e precisam enfrentar as consequências. Com sequências intensas e um visual espetacular, A Qualquer Custo mostrou todas as qualidades do diretor David Mackenzie. // CRÍTICA
5 A Viagem de Chihiro
Hayao Miyazaki nos convida a embarcar nessa viagem mágica, inusitada e fascinante, cheia de uma sensibilidade bem japonesa. Em 2003 levou o Oscar de melhor animação.
6 As Mortes de Dick Johnson
Após perceber os primeiros sinais de Alzheimer no pai, a documentarista Kirsten Johnson resolve investir em uma experiência diferente. Ela mostra o pai morrendo várias vezes, talvez para que todos possam se acostumar com o inevitável. O que começa leve e divertido se transforma em algo emocionante.
7 As Vantagens de Ser Invisível
História de amadurecimento sobre um jovem um tanto introvertido, pelo menos até conhecer os amigos certos. Um filme envolvente e por vezes surpreendente sobre amizades e sobre crescer. E com uma bela trilha sonora para acompanhar.
8 Akira
Animação revolucionária que mostra uma Tóquio distópica e violenta. Com um estilo que ainda impressiona, é uma obra extremamente influente.
9 Amnésia
Christopher Nolan brinca com a linearidade e nos apresenta a sua história de trás para frente. Criativo e intrigante do começo ao fim, um filme que pede mais de uma assistida para ser melhor absorvido. // CRÍTICA
10 Amores Brutos
As histórias de três personagens se conectam de maneira brutal e geralmente envolvendo cachorros. Para muitos, o melhor filme de Iñarritu até o momento.
11 Aniquilação
Natalie Portman se destaca nessa mistura de sci-fi e suspense. A exploração da área X revela perigos e surpresas e ainda nos convida a refletir sobre temas mais profundos. // CRÍTICA
12 Aquarius
Com uma inesquecível atuação de Sonia Braga, Aquarius utiliza a ideia de um prédio com os dias contados para fazer comentários sociais relevantes e falar sobre a importância de valorizar o passado. // CRÍTICA
13 Ataque dos Cães
A desmistificação do cowboy machão em um western revisionista repleto de sutilezas e que conta com uma fotografia absolutamente linda. // CRÍTICA
14 Bicho de Sete Cabeças
Rodrigo Santoro esbanja talento neste filme que é uma verdadeira denuncia do sistema manicomial. Pesado e importante. // CRÍTICA
15 Blade Runner 2049
A busca pelo desaparecido Deckard é recheada de imagens exuberantes. Denis Villeneuve cria uma continuação mais do que digna que consegue fazer questionamentos universais tão significativos como o original. // CRÍTICA
16 Buscando…
Uma história contada através de telas de computador e celulares que funciona muito bem. No prólogo já entendemos a dinâmica da família Kim e ficamos apreensivos quando a filha de 16 anos do protagonista desaparece. Reviravoltas, surpresas e momentos tocantes são oferecidos aqui. // CRÍTICA
17 Capitão Phillips
Baseado em fatos reais, temos aqui um navio cargueiro que é sequestrado por piratas somalianos. Capitão Phillips tem sequências de ação construídas com maestria. Experiência tensa e imprevisível. E com mais um show de Tom Hanks.
18 Clube da Luta
Uma inspirada crítica à sociedade do consumo que mostra como a violência pode funcionar como escape para alguns. Clube da Luta jamais deixa de ser intrigante e permite interpretações.
19 De Volta para o Futuro
Que tal voltar ao passado e testemunhar seus pais se conhecendo? É preciso ter cuidado para não alterar tudo e criar um paradoxo. Já clássico e nostálgico, De Volta Para o Futuro jamais deixará de entreter.
20 Django Livre
Tarantino aborda o Velho Oeste como só ele poderia fazer. Um escravo liberto vai em busca de sua esposa escravizada e pelo caminho somos inundados com a já esperada e estilizada violência tarantinesca, mas também com um forte comentário sobre a história da escravidão nos Estados Unidos e suas implicações até os dias atuais.
21 Drive
Drive mescla apuro visual com uma trilha sonora empolgante e nos oferece uma experiência para ser degustada. A trama mostra um dublê de cenas de perseguição que também “atua” como piloto de fuga em assaltos.
22 Dunkirk
Um relato tecnicamente brilhante sobre um delicado resgate durante a Segunda Guerra. Nolan nos coloca dentro do conflito e ainda brinca com o tempo da narrativa de um jeito bem acessível. // CRÍTICA
23 Escola do Rock
Jack Black interpreta um professor de música que decide formar uma banda com seus alunos mirins. Outro filme com uma ótima trilha sonora!
24 Estômago
Presença constante em listas de melhores filmes brasileiros de todos os tempos, Estômago conta a história de Raimundo Nonato, um homem que descobriu seu talento como cozinheiro.
25 Ex Machina
Vários filmes já usaram o tema da inteligência artificial e Ex_Machina consegue trabalha-lo de forma primorosa. Será que um robô é capaz de sentir ou ele foi apenas programado para parecer ter sentimentos?
26 Forrest Gump
Enquanto busca o amor de infância, Forrest Gump conta as mais diversas e improváveis histórias. Mais uma atuação de alto nível de Tom Hanks, merecidamente premiada com o Oscar.
27 Garota Exemplar
Quando Nick Dunne torna-se o principal suspeito do desaparecimento da sua esposa o mistério e suspense ficam intensos e não vão faltar surpresas ao longo do filme. Rosamund Pike brilhou e foi indicada ao Oscar.
28 Gran Torino
Um ex-militar que destila preconceitos passa a conviver com um jovem de origem asiática. Eastwood desconstrói sua persona em um filme poderoso.
29 Homem-Aranha 2 (2004)
Para muitos, ainda trata-se do melhor Homem-Aranha. Isso graças ao vilão complexo, ao lado emotivo e as boas doses de um inspirado humor. E claro, não podemos esquecer das ótimas cenas de ação.
30 Ilha do Medo
Ilha do Medo é um suspense com uma atmosfera hitchcockiana que conta com mais uma gigantesca atuação de Leonardo DiCaprio.
31 Invasão Zumbi
Prato cheio para os fãs de zumbi ávidos por originalidade. Os zumbis em Invasão Zumbi são rápidos e violentos, tornando tudo muito intenso. Destaque também para o competente desenvolvimento dos personagens, nos fazendo nos importar com o desfecho de cada um. // CRÍTICA
32 Jurassic Park
Spielberg em seu estado puro nos entretém ao nos colocar dentro de um parque com dinossauros. Clássico da sessão da tarde.
33 Me Chame Pelo Seu nome
Timothee em uma história de romance e amadurecimento que se passa na bela região italiana da Lombardia. // CRÍTICA
34 Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
Os insanos do Monty Python estão inspiradíssimos aqui, nos oferecendo momentos do mais puro peculiar humor inglês. Como esquecer os poderoso cavaleiros que dizem Ni? Uma pérola da comédia.
35 O Cidadão Ilustre
Quando um escritor vencedor do Nobel volta para sua terra natal na Argentina percebe coisas estranhas acontecendo ao seu redor. Há um ar de mistério e suspense nesta mistura de drama e comédia.
36 O Exterminador do Futuro 2
Um cyborg volta no tempo para proteger John Connor, um garoto que vai se transformar num líder importante da resistência contra as máquinas no futuro. James Cameron cria uma sci-fi com cenas de ação que ainda hoje empolgam.
37 O Irlandês
Um épico monumental sobre um importante criminoso da máfia dirigido por Scorsese e que conta com De Niro, Al Pacino e Joe Pesci no elenco. 209 minutos que fluem muito bem.
38 O Livro de Eli
O cenário pós-apocalíptico desolador de O Livro de Eli é fascinante e Denzel Washington carrega o filme com tranquilidade.
39 O Lobo Atrás da Porta
Uma história de suspense cuja intensidade cresce até um final arrebatador e brutal. Um dos melhores filmes brasileiros deste século. // CRÍTICA
40 O Poço
Uma prisão vertical de vários andares em que uma plataforma cheia de comida desce andar por andar para alimentar os prisioneiros. Quem está no topo tem a mesa farta, quem está mais para baixo terá sorte se tiver migalhas para comer. O Poço é criativo, ágil e imprevisível.
41 O Regresso
Aquela brutal cena do urso praticamente deu o Oscar de melhor ator a Leonardo DiCaprio, mas O Regresso é uma obra grandiosa em vários sentidos. Iñarritu praticamente nos transporta para os Estados Unidos que ainda estava sendo desbravado e era recheado de perigos durante o começo do século XIX. // CRÍTICA
42 O Resgate do Soldado Ryan
Steven Spielberg retrata a invasão da Normandia de uma forma jamais vista até então. Visceral e intenso, O Resgate do Soldado Ryan rapidamente conquistou o seu lugar nos clássicos do cinema de guerra.
43 O Tigre Branco
Filme indiano viciante que faz um doloroso retrato da sociedade de castas daquele país. Infelizmente, muito do que vemos aqui ainda acontece naquela região.
44 O Tigre e o Dragão
Inspirando-se em tradicionais fábulas chinesas, Ang Lee nos brinda com belas sequências de artes marciais e também faz criticas a sociedade machista.
45 Okja
Além de misturar muito bem tensão, emoção e humor, Okja ainda faz um forte comentário em relação aos exageros da indústria da carne. // CRÍTICA
46 Os Goonies
Como era bom ligar a TV numa tarde ociosa e descobrir que Os Goonies estava passado na sessão da tarde. A nostalgia não fica melhor do que isso.
47 Prenda-me Se For Capaz
Baseado em fatos reais, temos mais um entretenimento puro oferecido por Spielberg. Dessa vez, testemunhamos um verdadeiro jogo de gato e rato entre Tom Hanks e Leonardo DiCaprio.
48 Roma
Obra-prima com teor biográfico de Alfonso Cuarón. Um filme com imensa qualidade em termos técnicos que conta uma história envolvente e sensível. // CRÍTICA
49 Rush
A adrenalina exala neste filme que apresenta a enorme rivalidade entre os pilotos Niki Lauda e James Hunt. A direção de Ron Howard torna essa experiência envolvente até para quem não é fã de Fórmula 1.
50 Scarface
Al Pacino está absolutamente ensandecido ao interpretar Tony Montana, um cubano exilado que faz seu nome no mundo do crime nos Estados Unidos. Uma curiosidade bizarra: Brian de Palma foi indicado ao Framboesa de Ouro como pior diretor pelo seu trabalho aqui. Vai entender.
51 Straight Outta Compton
Com uma trilha sonora de respeito, Straight Outta Compton é um drama biográfico sobre o grupo de hip hop N.W.A que chamou a atenção do mundo da música no final dos anos 80 e começo dos anos 90. Eazy-E, Dr. Dre e Ice Cub faziam parte do grupo.
52 tick, tick…BOOM!
Andrew Garfield revela-se um artista completo neste musical sobre o compositor da broadway Jonathan Larson que queria criar algo grandioso antes de fazer 30 anos.
53 Us (Nós)
Jordan Peele entrega não só um ótimo trabalho de terror, mas também uma história repleta de simbolismos que pode ser interpretada de várias formas, como o fato de se tratar de um contundente comentário social relacionado a luta de classes nos Estados Unidos. // CRÍTICA
54 Um Sonho de Liberdade
Injustamente condenado a prisão perpétua, Andy fará de tudo para escapar de Shawshank. Essa é uma das melhores adaptações da obra de Stephen King.
55 Viagem ao Topo da Terra
Uma animação que consegue transmitir com precisão e muita tensão a absurda dificuldade de se alcançar o topo de uma montanha. A trama gira em torno da busca por uma máquina fotográfica que poderia confirmar quem foi a primeira pessoa a chegar no alto do Evereste. // CRÍTICA