Crítica | Os Fantasmas Ainda se Divertem – Beetlejuice Beetlejuice

Crítica | Os Fantasmas Ainda se Divertem – Beetlejuice Beetlejuice

Mesmo que você não curta os filmes dirigidos por Tim Burton (Sweeney Todd, Alice no País das Maravilhas), é impossível não entrar na atmosfera lúdica de seus filmes. Os Fantasmas Ainda se Divertem entrega risadas gostosas e mais um pouquinho de Beetlejuice, o fantasma debochado que conquistou os anos 1980. 

A sequência de Os Fantasmas se Divertem (1988) começa exatamente no presente: 36 anos depois. Lydia Deetz (Winona Ryder) se tornou uma reconhecida médium, cuja filha cética (Jeena Ortega) se ressente pela perda do pai e pela pouca proximidade com a mãe, a quem julga ser uma charlatã.

Após a perda de um ente da família, os personagens se reúnem, uma vez mais, na casa mal assombrada. É claro que Beetlejuice encontra uma forma de voltar à vida dos Deetz, trazendo um pouco mais de caos a uma família já tão conturbada. Mas nem só de Beetlejuice vive o mundo gótico e dinâmico de Burton. Willem Dafoe (Wolf Jackson), Monica Bellucci (Delores) e participações especialíssimas, como a de Danny DeVito, fazem do longa metragem uma sequência curiosa e engraçada, que leva o espectador ao fantástico universo gótico e lúdico que só mesmo Tim Burton entrega.

Michael Keaton (Beetlejuice) entrega, mais uma vez, uma atuação divertidíssima, com toda a carga de deboche crítico do personagem, com destaque para a cena do castigo de Beetlejuice aos influenciadores digitais. Com mais tempo de tela, Keaton encarna Beetlejuice com a mesma leveza e energia que o fez há mais de 30 anos. Dessa vez, ele comanda uma repartição no pós-vida (venceu na morte), mas tem uma notícia preocupante ao saber que alguém do passado voltou para acertar as contas.

Apesar de haver muitos personagens, alguns que nem contribuem tanto assim para a trama principal, o filme acerta na dose de humor e fluidos nojentos, nos cenários caóticos e nos detalhes nostálgicos do clássico de 1988. Os fantasmas realmente ainda se divertem e o espectador também.


Uma frase: “O pós-vida é muito aleatório!”

Uma cena: A dança na igreja.

Uma curiosidade: Winona Ryder impôs apenas uma condição quando conheceu os criadores de Stranger Things para o papel que ela interpreta na série: que se houvesse, algum dia, Os Fantasmas se Divertem 2, eles permitiriam que ela desse um tempo nas gravações da série para gravar a sequência de Tim Burton. Eles concordaram.


Os Fantasmas Ainda se Divertem – Beetlejuice Beetlejuice (Beetlejuice Beetlejuice)

Direção: Tim Burton
Roteiro: Alfred Gough e Miles Millar; história de Alfred Gough, Miles Millar e Seth Grahame-Smith
Elenco: Michael Keaton, Winona Ryder, Catherine O’Hara, Justin Theroux, Monica Bellucci, Jenna Ortega e Willem Dafoe
Gênero: Comédia, Fantasia, Horror
Ano: 2024
Duração: 105 minutos

Elaine Fonseca

Jornalista, servidora pública e nerd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *