Crítica | Evidências do Amor
O filme “Evidências do Amor” faz uma mistura divertida entre comédia romântica e fantasia envolvendo loop temporal e viagem no tempo. O protagonista da história é Marco Antônio, interpretado por Fábio Porchat, um homem “atormentado” pela música “Evidências”, famosa na voz de Chitãozinho & Xororó. Essa canção marcou o seu relacionamento com Laura (Sandy Leah) e um ano após o término do relacionamento quando ele a ouve é transportado para uma memória ruim do casal.
A trama gira em torno do protagonista descobrir o motivo dessa “maldição” e como fazer para acabar com ela. Para isso ele conta com a ajuda de Júlia (Evelyn Castro), que é síndica do apartamento onde Marco vive e parece ser sua única amiga. O protagonista também tem que lidar com pressão da sua chefe Luana (Larissa Luz) para que ele crie um aplicativo.
O roteiro explora muito bem a premissa de “Evidências do Amor”, pois não é revelado o motivo de Laura ter terminado com Marco, assim a revisita ao passado pode ajudá-lo a descobrir o que houve. O filme explora e brinca com temas interessantes como machismo ou em como homens brancos e héteros não acreditam ter nenhum defeito, a mulher que sempre é a “louca”.
A montagem é muito eficiente em utilizar a fórmula de viagem no tempo de forma interessante, dinâmica e criativa. Dessa maneira, a cada vez que o protagonista revisita uma memória do passado ela é explorada de uma maneira diferente. Por exemplo, inicialmente ele apenas observa o fato ocorrido, mas em uma outra ele descobre que pode interagir e assumir o lugar do seu “eu do passado”.
Já a trilha sonora obviamente utiliza a música “Evidências” de muitas maneiras e versões, mas de forma inteligente o filme evita tocar a canção inúmeras vezes para que ela não se torne repetitiva e cansativa para o espectador. Em alguns momentos os versos são utilizados como reflexão sobre a história. E temos piadas de metalinguagem com direito a boas participações especiais.
No entanto, o grande trunfo de “Evidências do Amor” é o elenco, especialmente o protagonista Fábio Porchat. O ator é inclusive um dos roteiristas e esbanja carisma, explorando bem o lado cômico e dramático do protagonista. A química dele com Sandy surpreende e os dois realmente nos fazem acreditar na história de amor entre eles. Mas quem rouba a cena sempre que aparece é Evelyn Castro, responsável pelos melhores momentos cômicos do filme.
Em síntese, “Evidências do Amor” é uma grata surpresa onde o diretor Pedro Antônio explora muito bem tanto premissa do filme quanto o talento do elenco, resultando em um longa-metragem extremamente divertido e interessante.
Uma frase: – Marco: “Como é que eu evito um troço que toca rádio, filme, série, elevador e apresentação de power point?”
Uma cena: A primeira vez que Marco ouve a música “Evidências” e vai parar em uma memória do seu relacionamento com Laura.
Uma curiosidade: Segundo estudo realizado em 2017 pela KWC Brasil, organização que promove o Campeonato Mundial de Karaokê, “Evidências” é a música mais cantada nos karaokês do Brasil, sendo cantada, em média, 5,2 vezes por noite.
Evidências do Amor
Direção: Pedro Antônio
Roteiro: Luanna Guimarães, Álvaro Campos, Pedro Antônio e Fábio Porchat
Elenco: Fábio Porchat, Sandy Leah, Evelyn Castro, Samya Pascotto, Larissa Luz e Fernanda Paes Leme
Gênero: Comédia, Amor, Fantasia
Ano: 2024
Duração: 105 minutos