Crítica | Racionais MC’s: Das Ruas de São Paulo pro o mundo
O documentário “Racionais MC’s : Das Ruas de São Paulo pro Mundo” lançado em 2022 na Netflix foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. O filme aborda a trajetória de mais de 30 anos de sucesso da lendária banda de rap Racionais MC’s, desde os primórdios até o presente. Por meio de cenas históricas, ele conta a história de como o grupo foi responsável por colocar o rap brasileiro no mapa, seu impacto na cultura hip-hop e como eles influenciaram outras bandas e artistas brasileiros.
A cineasta Juliana Vicente acertou em trazer a trajetória da banda apresentando como os Racionais se tornaram um dos principais nomes no rap brasileiro e suas letras passaram a abordar temas importantes como a luta antirracista, o empoderamento das mulheres e o empoderamento da classe trabalhadora. Só que talvez o maior acerto da diretora foi trazer como centro do debate o lado humano de cada um dos integrantes.
Outro ponto interessante apresentado aqui e, de certa forma, até pouco comum em outras bandas e grupos é que eles se mantêm unidos até hoje, mesmo com os desafios da vida. E isso foi essencial para o sucesso e a longevidade do Racionais, afinal, 30 anos não são 30 dias, já diria o grande filósofo. Além disso, a produção também destaca a importância da música para o bem-estar da população de São Paulo e de todo o Brasil. Em uma das passagens mais fortes, eles dizem que o grupo foi a forma que eles encontraram para combater o racismo, o preconceito e ajudar tantas pessoas a não só superarem dificuldades, como também a sobreviverem a um sistema que só quer vê-los mortos.
O documentário é, literalmente, uma porrada. “Racionais MC’s: Das Ruas de São Paulo pro Mundo” nos apresenta a história de uma das principais bandas de rap brasileiro. Além disso, ele também nos ensina sobre a importância da música para o bem-estar social e como ela pode ser usada para combater injustiças sociais.
Uma frase: “A música foi a nossa forma de lutar contra o racismo, o preconceito e ajudar as pessoas a não só superarem dificuldades, como também a sobreviverem a um sistema que só quer vê-los mortos.“
Uma cena: “Eles na beira de um lago, no meio da noite, cantando a mais icônica das suas músicas”
Uma curiosidade: “O documentário contou com um elenco de cerca de 500 pessoas, entre elas artistas, produtores, músicos, diretores, roteiristas.”
Racionais MC’s: Das Ruas de São Paulo pro Mundo
Direção: Juliana Vicente
Elenco: Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue, DJ KL Jay
Gênero: Documentário, MusicalAno: 2022
Duração: 116 minutos