Review | Andor – S01E12 – Rix Road

Review | Andor – S01E12 – Rix Road

A série Andor chega ao final da primeira temporada em alto nível e alcança o seu clímax. O episódio “Rix Road” apresenta a conclusão da jornada de Cassian Andor no convencimento da importância de fazer parte da luta contra o fascismo do Império. O criador do seriado Tony Gilroy, também roteirista deste capítulo, mostra que captou de maneira fascinante, inteligente e adulta a questão sobre os sacrifícios que as pessoas fazem para lutar por um ideal. E também que não existe uma maneira certa de se fazer isso, onde cada um faz o que está dentro das suas possibilidades. Talvez nem mesmo George Lucas tenha pensado que esse universo criado por ele pudesse ser explorado dessa forma.

[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em Rix Road, o décimo segundo episódio da primeira temporada de Andor.

Rix Road é o nome da rua principal de Ferrix e é onde a celebração do funeral de Maarva vai ocorrer. É interessante notar os paralelos entre esse último episódio da temporada e os 3 primeiros. Temos um grande embate na cidade entre o império e os rebeldes, mas agora em maior escala, pois a população local resolveu partir para a luta após o belo discurso da Filha de Ferrix. E se inicialmente vimos um Andor reticente em relação à convocação de Luthen para fazer parte da Aliança Rebelde, agora o vemos pedindo para ser integrado à resistência. Essa cena encerra de maneira brilhante o episódio.

Logo no início de “Rix Road” vemos Andor lendo o manifesto escrito por Karis, que esteve presente no roubo em Aldhani, e agora depois de tudo que ele passou consegue perceber como o texto faz sentido em sua cabeça. Esse detalhe é importante para nos lembrar que não foi uma jornada fácil e o protagonista passou por diversas situações para se convencer da importância da resistência contra o fascismo. Principalmente porque ele descobriu da pior maneira que não adianta tentar fugir, pois as consequências do regime ditatorial do Império já estavam se espalhando por toda a galáxia.

Obviamente que Andor retorna para Ferrix para o funeral de sua mãe, mas ele sabia que a cidade estaria cercada pelo Império, então foi de maneira discreta para não chamar a atenção no local. Ele descobre que Bix foi capturada, então aproveita enquanto ocorre a celebração para resgatá-la, já que os soldados imperiais estavam ocupados em “manter a ordem”.

O Império faz a única coisa que sabe fazer: usar a força. Dessa forma, o caos toma de Ferrix, mas a população consegue bater de frente contra os soldados fascistas. O diretor Benjamin Caron comanda bem as cenas de ação, retratando bem a “confusão” criada pelo conflito. A mensagem fica clara contra o Império: não adianta tentar impor uma ditadura, pois haverá resistência.

A série não esquece mais uma vez dos seus personagens secundários, todos eles têm um desfecho e conclusão de suas narrativas. Vemos o reencontro de Vel e Cinta na luta em Ferrix, o resgate Meero por Syril e também a filha da senadora Mon sendo apresentada ao filho de Davo Sculdun.

Inclusive é importante falar sobre como Mon utiliza do vício do marido em apostas para plantar no Império, pois seu motorista que é um espião ouvia a conversa do casal no carro, uma pista falsa sobre o uso do dinheiro da família que ela utilizou para ajudar os rebeldes. Mais uma vez a série nos lembra dos sacrifícios pessoais que cada um faz pelo que acredita ser certo.

Após o final de Rix Road podemos afirmar com certeza que Andor é uma das melhores séries de 2022 e também um dos melhores spin-offs do universo de Star Wars.

O que esperar da 2ª temporada

No final de Rix Road temos uma cena escondida que mostra o início da construção da Estrela da Morte. Esse talvez seja o único “fan service” de toda a primeira temporada de Andor, mas é fundamental para indicar o que veremos no segundo ano da série. Nós sabemos como tudo termina, pois é mostrado em “Rogue One”. Mas ainda temos um caminho interessante a ser explorado até chegar lá. E pelo que vimos até agora, ainda tem muita coisa boa a ser apresentada. O jeito agora é aguardar.



Andor

Temporada:
Episódio: 12
Título: Rix Road
Roteiro: Tony Gilroy
Direção: Benjamin Caron
Elenco: Diego Luna, Stellan Skarsgård, Genevieve O’Reilly, Denise Gough, Kyle Soller, Adria Arjona, Faye Marsay, Fiona Shaw, Varada Sethu, Alastair Mackenzie, Joplin Sibtain, Anton Lesser, Richard Dillane, Alex Ferns, Gary Beadle e Alex Lawther
Exibição original: 23 de novembro de 2022 – Disney+ 

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Um comentário em “Review | Andor – S01E12 – Rix Road

  1. Fui positivamente surpreendido, eu geralmente não curto prequels, mas essa série tem tudo o que Star Wars precisa pra voltar a ser relevante.

    Muito bem construída, ótimos personagens, adorei também.

    Excelente dica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *