Crítica | Salve-se Quem Puder (Save Yourselves)
O filme “Salve-se quem puder (Save Yourselves)” traz uma premissa simples e um roteiro leve que diverte o espectador. O ponto alto do longa é a performance da dupla Sunita Mani e John Reynolds, que formam um casal completamente apaixonado que está sempre discutindo, de forma que o humor se torne espontâneo. Apesar de ser uma comédia, o diretor Alex H. Fischer e a roteirista Eleanor Wilson procuram espaço para tratar de temas mais profundos, como o relacionamento do casal e o fato de que, às vezes, o amor não é o suficiente para manter uma relação.
O longa acompanha a história de um casal de nova-iorquinos que resolve se isolar do mundo justamente no momento em que o planeta terra sofre um ataque alienígena. Enquanto o mundo fica em pânico, eles fazem o possível para se isolarem e se conectarem um com outro, mas quando coisas estranhas começam a acontecer e eles finalmente se dão conta do que está acontecendo, tentam bolar um plano para escaparem da catástrofe.
Lançado em 2020, o filme encontra-se disponível no catálogo da Amazon Prime Video e mesmo não sendo espetacular, tem seus momentos divertidos. Talvez o maior problema é que, do meio para o fim, ainda que seja proposital, a trama se perca um pouco em seus próprios exageros relacionados a tal invasão que acontece no planeta.
A ideia de misturar comédia com ficção científica é bem vinda, ainda que o foco aqui seja mais a relação do casal e não haja, de fato, grandes efeitos especiais ou um aprofundamento maior no que acontece. Só que à medida que os problemas se aprofundam e a situação dos dois se complica – em parte por terem decidido se isolar do mundo –, a premissa inicial se perde um pouco numa correria alucinada em busca de sobrevivência em que a maioria das piadas não funciona tão bem.
“Salve-se quem puder” ainda que tenha alguns problemas serve ao propósito de entregar um entretenimento leve e deve agradar apenas a quem procura assistir algo descompromissado. Se essa for a sua intenção, pode ser uma boa pedida.
Uma frase: Alguém vem nos depilar? Ou a gente mesmo tem que nos depilar?
Uma cena: Quando encontram Baby Jack
Uma curiosidade: Alex Fischer e Eleanor Wilson (diretores e roteiristas) queriam fazer a merchandising dos puffs que aparecem no filme, mas os advogados demoveram eles dessa ideia.
Salve-se Quem Puder (Save Yourselves)
Direção: Alex H. Fischer e Eleanor Wilson
Roteiro: Alex H. Fischer e Eleanor Wilson
Elenco: Sunita Mani e John Reynolds.
Gênero: Comédia, Ficção Científica.
Lançamento: 2020
Duração: 93 min