Review | Andor –S01E05 – The Axe Forgets

Review | Andor –S01E05 – The Axe Forgets

The Axe Forgets tem um clima mais morno e pouca coisa da narrativa caminha. Esse episódio de Andor, assim como o anterior, foi dirigido por Susanna White. Como o próximo também tem direção dela, então tudo indica que a série está sendo construída com uma estrutura dividida em 3 capítulos cada. Assim faz sentido que esse do meio apresente apenas um pouco do desenrolar, mas sem grandes revelações.

[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em The Axe Forgets, o quinto episódio da primeira temporada de Andor.

O núcleo principal da narrativa está em torno do grupo de rebeldes que programa um assalto a uma instalação do Império. Em The Axe Forgets vemos aumentar a desconfiança em cima de Andor/Clem, principalmente por parte de Arvel Skeen (Ebon Moss-Bachrach). É dele a frase que dá nome ao episódio onde ele faz uma metáfora de que o machado esquece, mas a árvore que foi derrubada não.

Essa conversa serve de início para explorar as motivações do grupo de rebeldes. Cada um deles tem a sua e a maioria deles gira em torno de algo pessoal. Assim eles querem vingança pela perda de um parente causada pelo Império, por exemplo. Mas tem também aqueles que lutam pelo ideal, que até cogitam escrever um manifesto em favor da liberdade.

Essa discussão é interessante para mostrar a diversidade dentro da Aliança Rebelde, algo que já foi visto em menor escala em Rogue One. Dessa forma, Andor segue no caminho da exploração das nuances em torno dos rebeldes e não só na figura do seu protagonista.

Perto do final do episódio, Andor assume que está ali pelo dinheiro, mas que não vai abandonar o grupo. É um momento importante em que ele assume um pouco de sinceridade, ainda que não seja totalmente honesto, mas parece suficiente para ganhar alguma confiança deles. Vemos também um pouco mais do planejamento da ação que eles realizarão ,e ao que tudo indica, ocorrerá no próximo episódio.

Nos outros núcleos de personagens pouca coisa acontece. A impressão é que eles aparecem apenas para que o público não esqueça da existência deles. Assim temos um pouco da relação entre Syril e sua mãe, que lembra um pouco uma sitcom. Problemas de relacionamento entre a senadora Mon Mothma e sua filha e marido. Um momento rápido de Dedra trabalhando e por fim Rael preocupado com notícias do grupo Rebelde.

The Axe Forgets foi um episódio morno, mas importante — principalmente para o núcleo do grupo rebelde — na preparação para a missão. Se por um lado dá a impressão de que nada aconteceu, por outro mostra que a série Andor está preocupada em criar expectativa em torno da construção da narrativa.



Andor

Temporada:
Episódio: 05
Título: The Axe Forgets
Roteiro: Dan Gilroy
Direção: Susanna White
Elenco: Diego Luna, Stellan Skarsgård, Genevieve O’Reilly, Denise Gough, Kyle Soller, Faye Marsay, Varada Sethu, Elizabeth Dulau, Kathryn Hunter, Alastair Mackenzie, Anton Lesser, Rupert Vansittart, Alex Ferns, Alex Lawther, Sule Rimi, Ebon Moss-Bachrach e Gershwyn Eustache Jnr
Exibição original: 05 de outubro de 2022 – Disney+

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *