Review | Andor – Episódio 3

Review | Andor – Episódio 3

O Episódio 3 de Andor deixa claro que os primeiros três episódios foram pensados como um só, tanto que foram disponibilizados ao mesmo tempo no Disney +. Dessa forma, nesse capítulo temos a conclusão do início da história de Cassian, um clímax com uma grande cena de ação e também descobrimos mais sobre o passado do protagonista.

[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em Episódio 3, o terceiro episódio da primeira temporada de Andor.

Descobrimos mais sobre alguns personagens no Episódio 3 e uma das surpresas se refere às reais intenções de Bix (Adria Arjona). O comprador da peça de Cassian chega à Ferrix e seu nome é Luthen Rael (Stellan Skarsgård). Seu real intuito é recrutar Andor para a resistência ao império e assim é descobrimos que Bix também está ligada à rebelião.

A parte técnica se destaca mais uma vez na série e dessa vez é interessante o que é feito pela montagem em fazer um paralelo entre o flashabck do passado de Cassian e o seu encontro com Rael. Em ambos os momentos o personagem é “salvo” de alguma forma e nos dois ele não sabia que precisava.

Episódio 3 inclusive começa com Kassa explorando a nave caída apresentada no episódio anterior, então outra revelação se apresenta que é mostrar que Maarva (Fiona Shaw) resgatou o jovem Kassa de Kenari. Resta saber se a série continuará a investir nesses flashbacks, fazendo alusão com o presente, ou se a apresentação do passado do protagonista se encerra por aqui.

No entanto, o grande momento do Episódio 3 gira em torno da chegada dos “corporativos”, que é como a equipe de segurança do Império é chamada pelo povo de Ferrix. Syril Karn (Kyle Soller) e sua equipe vão primeiro à casa de Cassian. Ao descobrir o paradeiro dele através de uma comunicação feita através do dróide Bê, uma outra parte do time vai ao local onde Andor marcou de encontrar com Rael.

Enquanto as equipes dos corporativos se movem por Ferrix é interessante notar como os moradores se mobilizam e fazem sinais sonoros para alertar a população sobre o movimento da equipe de segurança do Império. Assim descobrimos que existem outros além de Bix que tem ligação com os rebeldes.

É até possível fazer uma analogia dessa cena com uma invasão policial que ocorre em favelas do Brasil, tanto que inclusive um inocente é morto em uma escadaria que lembra bastante alguns lugares do Rio de Janeiro. Essa pessoa morta é Timm (James McArdle) – o namorado de Bix. Como foi ele quem fez denúncia anônima contra Cassian, fica a mensagem clara que colaborar com um governo fascista (lembrem que estou falando do Império) não é uma boa ideia.

A fuga de Andor e Rael é muito bem construída no Episódio 3, mostrando que a série também tem boas cenas de ação. A cara que Syril faz de chocado ao perceber que foi enganado, sua missão deu errado e os “bandidos” fugiram é ótima.

Contudo, o momento crucial de Episódio 3 é justamente a conversa entre Andor e Luthen Rael onde Rael o convence a se juntar a ele na luta contra o império. Sabemos como foi o recrutamento do protagonista, então agora iremos acompanhar o seu treinamento para se tornar o personagem que conhecemos em Rogue One. Mas será que a sua busca pela irmã vai ficar em segundo plano? Descobriremos nos próximos episódios.

Esses 3 primeiros episódios de Andor apresentam bem o universo da série e o que foi visto até agora é bastante promissor. Agora é torcer para que esse padrão de qualidade se mantenha até o final da temporada.



Andor

Temporada:
Episódio: 03
Título: Episódio 3 (Episode 3)
Roteiro: Tony Gilroy
Direção: Toby Haynes
Elenco: Diego Luna, Kyle Soller, Adria Arjona, Joplin Sibtain, James McArdle, Rupert Vansittart, Stellan Skarsgård, Fiona Shaw, Alex Ferns, Gary Beadle, Genevieve O’Reilly e Denise Gough
Exibição original: 21 de setembro de 2022 – Disney+

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *