Varacast (009) – Todo Super-Herói é Fascista?
Deixando o bom senso de lado, a Vara da POCILGA ignora toda a polarização política do país e convida Rafael Saldanha dos Cavaleiros Que Dizem Lista para discutir complexos questionamentos: será que o próprio conceito de super-heróis não é algo intrinsecamente ilegal? No mundo real nós aceitaríamos passivamente se um sujeito com a cueca em cima da calça decidisse fazer justiça com as próprias mãos? O Flash desrespeita os direitos humanos? O Homem-Aranha maltrata portadores de deficiência? O Batman deveria se candidatar a prefeito?
Aperte o play logo abaixo ou faça o download do Varacast #9 – Todos Super-Herói é Fascista?
Se preferir, faça o download deste Varacast em zip.
No episódio de hoje: Mario (@wildpoxx) quer que o Brasil se f…ortaleça, Saldanha (@elrafosaldanha) dá o conceito Mimimicast para o fascismo, Márcio (@marciosmelo) ri da Ku Klux Klan e Lionel (@lionel_leal) agrava o aquecimento global tentando pôr panos quentes em tudo.
Registrando também nosso agradecimento a Diógenes Neto pelas novas vinhetas do Varacast!
Comentados no episódio:
- AntiCast 196 – Batman: uma fascistinha supervalorizado? (podcast)
- CavaleirosQDizemLista: Episódio 5 – Os Vilões que não estavam tão errados (podcast)
- Fascismo (cuidado, Wikipedia)
- O SEGREDO DO MORCEGO! (NSFW, não clique, ainda mais se for menor de 18 anos)
Bingo cultural:
- Catártica – Derivado de Catarse é relacionado com a liberação do que estava reprimido, refere-se a sentimentos ou emoções.
- Hermenêutica – Ciência ou técnica que tem por objeto a interpretação de textos religiosos ou interpretação de textos e do sentido das palavras.
- Vilipendiado – Aviltado, desprezado, considerado indigno.
Quer receber a vara de grátis?
Se estiver interessado em receber a vara é só procurar a gente no iTunes (ou seu programa de podcast favorito do Android, Windows Phone etc.) ou simplesmente ouça por aqui mesmo pelo post (apertando o play lá em cima) ou ainda baixe e ouça quando quiser e bem entender. São vários caminhos e várias opções para você receber a nossa vara em seus ouvidinhos.
O Varacast é fruto do esforço e empenho dos porcolegas da POCILGA. Esperem a cada quinzena (também conhecido como de 15 em 15 dias) um novo episódio sempre com variação de temas, participantes e assuntos abordados.
Bom tema. Interessante a discussão.
Sobre a Guerra Civil dos quadrinhos da Marvel, o estopim da guerra com a tragédia de Stampford também teve outro agravante. Além dos Novos Guerreiros levarem a luta contra os bandidos até uma escola e estarem enfrentando vilões mais poderosos que eles (especialmente Nitro, que acabou se explodindo e matando a escola inteira e os heróis, exceto Speedball), eles estavam filmando tudo. Os Novos Guerreiros estavam fazendo um reality show de super-heróis e literalmente, levando todo aquele conflito na brincadeira.
Isso inclusive foi um dos principais motivadores do Registro de Super-Seres. Aqueles que se registrassem e quisessem continuar agindo como herois, precisavam passar por um treinamento para estarem capacitados. A identidade só (supostamente) seria revelada ao governo e caso o heróis não quisesse o treinamento, ele teria de parar de agir, sob pena de ser preso como bandido.
Curiosamente, durante a Guerra Civil, vários vilões se registraram e entraram para o grupo Thunderbolts (que se tornou um equivalente da Marvel para o Esquadrão Suicida) e, inclusive, foram usados para caçar heróis renegados.
Outra besteira. Embora os quadrinhos pintaram o Homem de Ferro mais como vilão e o Capitão América como o lado certo, ela se esforça para tentar equilibrar a situação mostrando excessos do Capitão. Durante as lutas, Homem de Ferro propõe uma trégua para tentar convencer o capitão diplomaticamente, e o Sentinela da Liberdade aproveita a oportunidade para atacá-lo enquanto ele está de guarda baixa (o que culmina em ele usar o clone robótico de Thor para virar a luta). Adiante, Capitão está cada vez mais militarizado e ríspido, chegando a alistar (mesmo que temporariamente) o Justiceiro para seu lado. No finalzinho das lutas, fica claro que o Capitão é levado ao limite contra Homem de Ferro e começa a espancá-lo e chega a cogitar matá-lo (decapitando-o com seu escudo), mas é impedido por cidadãos, bombeiros e policiais, que o fazem ver o extremo que ele estava chegando e o leva a se render.
Ouvindo agora, a voz do apresentador ficou um pouco baixa.
Depois melhora.
Sim, tem problemas no áudio e tentei nivelar mas nos próximos estaremos mais atentos.
Nosso apresentador só grita quando está sob efeitos de psicotrópicos
difamação
substantivo feminino
1. perda da boa fama; descrédito.
2. imputação ofensiva de fato(s) que atenta(m) contra a honra e a reputação de alguém, com a intenção de torná-lo passível de descrédito na opinião pública.
O melhor é que antes do programa ir ao ar, a Warner criou um órgão governamental (ARGUS) pra prender os bandidos do Flash na série! SE REDIMIU!!!
Sujeito passa duas temporadas fazendo justiça com as próprias mãos e mantendo seu próprio presídio particular.
Depois de dois anos de violação ao monopólio do jus puniendi e tortura (a cela dos laboratórios STAR é totalmente fechada e não tem nem um banquinho para o sujeito sentar) você vem me dizer que ele se REDIMIU porque o Estado resolveu criar o ARGUS?!