Resenha de Livro | Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV

Resenha de Livro | Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV

Batman: A Série Animada é uma das melhores adaptações do Batman fora dos quadrinhos e ela é tema do livro Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV, escrito pelo jornalista André Azenha como trabalho de conclusão do seu mestrado. A dissertação foi adaptada para não ficar muito com o caráter acadêmico e poder ser apreciada por pessoas que não são da academia e o resultado é um trabalho de pesquisa muito interessante acerca da animação, apresentando suas inspirações e seu impacto no universo da cultura pop.

Como um bom trabalho acadêmico, é necessário criar uma boa base teórica, e André capricha nessa parte. O autor contextualiza bem o universo do Batman, contando um pouco da origem do herói e dos personagens, além de citar a inspiração do expressionismo alemão na produção da animação, explicando aos leitores um pouco sobre essa corrente artística.

Outra inspiração da série apontada pelo autor são os filmes de Tim Burton, fundamentais para consolidar o Batman como um grande personagem da cultura pop. Nesse aspecto a influência é bem evidente, já que a série animada usou não apenas a música tema composta por Danny Elfman como também muitos elementos visuais, tanto dos figurinos como no design da cidade de Gotham City.

Na obra, André explica didaticamente esses conceitos para em seguida expor como eles influenciaram na animação, apresentando imagens e citando trechos de episódios. Inclusive o livro conta com um guia de episódios da série animada com resumos dos episódios.

André Azenha

Essas influências combinadas com o universo do personagem transformaram Batman – A Série Animada em uma das melhores adaptações audiovisuais do homem morcego. Ela manteve a essência do herói, mas também foi capaz de criar algo único e que funciona para todas as idades.

Batman: A Série Animada foi um divisor de águas para a Warner e para a DC, sendo que a partir dela foi criado uma base para diversas animações que vieram ao longo dos anos, sempre mantendo o padrão de qualidade e expandindo para outros personagens, como Superman e Liga da Justiça.

O livro Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV é essencial para os fãs da animação e do personagem da DC que querem saber um pouco mais sobre suas inspirações e influências. Além disso, é importante para mostrar a importância de trabalhos acadêmicos na análise de elementos da cultura pop, principalmente em tempos onde trabalhos de pesquisa não estão sendo valorizados em nosso país, então é fundamental reconhecer seu valor e relevância.



Título: Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV
Autor: André Azenha
Editora: Amavisse / Patuá
Número de páginas: 236

Ramon Prates

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: