Review | Andor –S01E06 – The Eye

Review | Andor –S01E06 – The Eye

The Eye conclui mais um arco de 3 episódios de Andor e após acompanharmos a preparação para o assalto, a ação finalmente é colocada em prática. Obviamente que nem tudo sai conforme planejado, mas isso faz parte. O mais interessante desse capítulo é se aprofundar um pouco mais sobre a motivação dos rebeldes e mostrar que também existe uma insatisfação do lado do Império.

[button-red url=”#” target=”_self” position=””]Aviso de SPOILERS[/button-red]

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em The Eye, o sexto episódio da primeira temporada de Andor.

Como era de se esperar, The Eye foca no assalto em uma barragem do Império. A ideia era aproveitar a celebração em relação a “O Olho” realizada em Aldhani. Essa distração ajudaria a tirar a atenção dos soldados, assim a missão seria mais “tranquila” para os rebeldes.

Curiosamente o episódio mostra um pouco de um dos oficiais de alta patente do Império que está alocado em Aldhani junto com sua família. Sua esposa e filho não estão muito felizes em estar naquele lugar, mas a cerimônia pode ser uma oportunidade para eles saírem dali, pois o plano do Império é acabar com o evento. Cada vez menos “fiéis” tem participado, então, para o oficial, não existe problema em encerrar com essa tradição.

Apresentar o lado humano do Império é um dos trunfos de Andor, assim percebemos que de ambos os lados existem falhas que nos fazem humanos. No entanto, The Eye mostra que existe uma diferença clara entre o fascismo e a rebelião. Isso é apresentado de maneira até sutil por Vel durante a missão. Eles tomam a família do oficial como refém, então o militar afirma para seus subordinados colaborarem com os rebeldes para não serem mortos. Eis então que ela diz que eles não hesitariam em matá-los, mas que os rebeldes são diferentes e que não tem intenção de matar ninguém.

Felizmente nos episódios anteriores foi apresentado apenas uma parte do plano, assim durante a execução fica a surpresa para o espectador sobre como acontecerá a ação. Um bom exemplo era o papel das mulheres: Vel e Cinta. Elas vão primeiro na represa para instalar explosivos e mexer na comunicação, para que os funcionários do local não possam pedir reforço. Enquanto isso, os homens, incluindo o protagonista Andor, vão por terra, conforme vimos anteriormente enquanto eles treinavam marchar como se fizessem parte do exército do Império.

Contudo, o que mais uma vez permeia a série é a motivação dos rebeldes. No início vemos Nemik conversando com Andor e o questionando como ele consegue dormir tranquilo antes da missão. O jovem é o idealista do grupo e diz que escreveu um manifesto sobre a rebelião. Infelizmente ele é ferido durante a ação e não sobrevive. O final do episódio é simbólico ao mostrar Vel entregando o escrito do rapaz para o protagonista. Será que o texto será capaz de mudar seu jeito de pensar? Ele parecia mudar de opinião, mas a reviravolta da proposta de Skeen para que ambos fugissem com o dinheiro roubado o deixou revoltado. Cassian mata o rebelde, mas deixa a grana com a líder do grupo.

Será que iremos ver novamente Vel? Irá Andor procurar Rael em busca de uma nova missão ou ele desistiu de se envolver com os rebeldes e vai retomar a busca por sua irmã? Aguardemos os próximos episódios para ver qual rumo a série e o protagonista irão seguir.



Andor

Temporada:
Episódio: 06
Título: The Eye
Roteiro: Dan Gilroy
Direção: Susanna White
Elenco: Diego Luna, Stellan Skarsgård, Genevieve O’Reilly, Denise Gough, Kyle Soller, Faye Marsay, Varada Sethu, Elizabeth Dulau, Kathryn Hunter, Alastair Mackenzie, Anton Lesser, Rupert Vansittart, Alex Ferns, Alex Lawther, Sule Rimi, Ebon Moss-Bachrach e Gershwyn Eustache Jnr
Exibição original: 12 de outubro de 2022 – Disney+ 

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *