Crítica | Santiago Motorizado – El Retorno

“El Retorno“, primeiro álbum solo de Santiago Motorizado (da banda argentina El Mató a un Policía Motorizado), nos convida a embarcar em uma viagem nostálgica, bem-humorada e cativante, repleta de referências a livros, cinema e música – mas, principalmente, ao amor.
Com letras sinceras e inspiradas, Santiago revela sua essência. Ele investe em uma poesia que aparenta simplicidade, mas que transborda significado e conquista o ouvinte com mantras docemente hipnóticos. E ele também não se esquece de fazer comentários politizados para que não nos esqueçamos das mazelas da nossa sociedade, como na ótima “La Revolución“. Inclusive, essa é a música que mais lembra o El Mato com seu jeitão de hino indie apoiado em guitarras marcantes e refrão que nos convida a cantar junto.
Nessas 11 faixas que foram lapidadas por anos temos uma uma atmosfera envolvente e sintetizadores bem colocados, mas com uma pegada mais acústica e sutil. A produção é meticulosa e refinada, deixando tudo redondo e acessível. Com um belo equilíbrio entre momentos levemente melancólicos, românticos e animados, essa é uma experiência para nos deixar com um sorriso no rosto e calor no coração.
Difícil escolher os destaques, mas a enérgica “El Gomoso“, a intimista “Pienso en Vós” e a viciante “Google Maps” estão na disputa.
Santiago Motorizado mais uma vez confirma ser essencial para a cena alternativa Argentina e por que não dizer da América Latina. Estamos muito bem representados.

Santiago Motorizado | El Retorno

Ano: 2025
Selo: Discos Laptra
Produção: Felipe Quintans, Eduardo Bergallo, Santiago Motorizado
Favoritas: Pienso en Vos, Google Maps, La Revolución
