Primeiras Impressões | Silo (Apple TV+)
Baseada na obra literária de mesmo nome escrita por Hugh Howey, Silo é a nova investida da Apple TV+. Dois episódios já estão disponíveis e a primeira impressão é de que estamos diante de uma sci-fi promissora que possui os requisitos necessários para se transformar em um novo hit da plataforma.
A série contextualiza esse estranho ambiente em que os personagens se encontram desde o início. A gigantesca estrutura de mais de 140 andares é a casa de cerca de 10 mil pessoas. Cada um tem um trabalho e uma função e há uma clara divisão de classes. Há um rigoroso controle de natalidade e para ter filho apenas com uma permissão em um tipo de sorteio.
O xerife Holston e sua esposa Allison são sorteados e tem uma janela para conceberem. Nesse meio tempo, Alisson descobre coisas surpreendentes sobre o silo. E isso pode colocá-la em perigo.
Segredos são guardados com o maior cuidado pelos que estão no comando e questionamentos sobre como era o mundo de antes são desencorajados. Às vezes, objetos antigos são encontrados e despertam muita curiosidade. É que eles podem ser pistas para coisas que não deveriam vir à tona. São chamados de relíquias.
Por algum motivo, o mundo fora do silo não é habitável. Pelo menos, é o que parece. Janelas espalhadas pela estrutura revelam o lado de fora desolado, cinza e estéril. Apesar disso, quem quiser sair pode sair. Só que sai para nunca mais voltar e provavelmente morrer poucos minutos depois.
Em um dos andares de baixo somos apresentados a engenheira Juliette, uma das responsáveis por manter o silo funcional. Algumas responsabilidades são jogadas diante dela e também uma oportunidade para buscar respostas.
Nesses dois primeiros episódios Silo estabelece sem pressa os conceitos e detalhes da trama. As coisas são feitas em um ritmo que nos permite absorver os termos específicos desse universo e ter uma boa ideia de quem é quem. Alguns diálogos expositivos são utilizados, mas não com exagero. Nada é maçante.
A série tem uma atmosfera das mais imersivas. Ficamos realmente engajados nesse mundo repleto de possibilidades. Só nesse começo várias perguntas já pairam no ar e a sensação que temos é de que as respostas podem ser muito interessantes.
Aparentemente, Silo vai nos estimular semanalmente a refletir sobre seus temas e nos fazer bolar teorias para os vários mistérios. Dá para sentir um arzinho de Lost ai, não?
Veremos.
Silo
Criado por: Graham Yost
Plataforma: Apple TV+
Ano: 2023
Temporadas: 1
Episódios: 10
Elenco: Rebecca Ferguson, Iain Glen, Will Patton, David Oyelowo, Common, Tim Robbins, Geraldine James, Rashida Jones