Crítica | Silo – 1×04: Truth

Crítica | Silo – 1×04: Truth

Silo desacelera um pouco para mostrar o passado de Juliette em um episódio eficiente, mas sem brilho.

Os comentários a seguir falam sobre acontecimentos encontrados em Truth, quarto episódio da primeira temporada de Silo

Depois daquela loucura cheia de adrenalina que foi o episódio anterior, Silo nos deixa recuperar o fôlego agora. Apesar do ritmo mais lento, a história não deixa de progredir.

Flashbacks que intercalam com o tempo atual oferecem um pouco mais de informações sobre Juliette. Vemos ela quando adolescente em um período difícil logo após perder a mãe e o irmão. A relação com o pai rapidamente implodiu, fazendo com que ela saísse de casa e buscasse abrigo e trabalho nos andares de baixo. Foi nessa época que ela conheceu Martha e entrou para o grupo dos mecânicos.

Desde cedo Juliette demonstra possuir uma personalidade forte, além de uma rara habilidade para consertar coisas. Ao assumir a posição de xerife ela precisa se mostrar ainda mais forte, já que existem muitos que não querem vê-la com o distintivo. Até mesmo a secretária parece ter raiva de Juliette, mas ela rapidamente impõe respeito. A impressão que tive é que a secretária não gostou nada de ser subordinada a alguém que veio lá de baixo, uma questão da clara divisão de classes que existe no Silo.

O primeiro caso dela não será nada fácil. A prefeita realmente morreu e possivelmente foi envenenada. Cabe a Juliette iniciar as investigações. O problema é que ela é nova no trabalho e o policial Marnes está extremamente afetado pela morte da prefeita. Ele está raivoso e desesperado, tentando arrancar a verdade dos outros na base da truculência.

Apesar da tensão houve um momento de humor inesperado digno de aplausos. Refiro-me ao momento em que o roteiro quis nos pregar uma peça dando a entender que Marnes iria se suicidar, mas ele na verdade estava pendurando um saco de boxe na parede para aliviar o stress.

O nome da tal juíza Meadows apareceu algumas vezes e a vontade dela é bem clara: ela não quer Juliette como xerife. Sims é tipo um dos homens fortes do Judicial e ele tem uma conversa com Marnes sobre isso. O interessante é que eles querem fazer tudo dentro da lei e na base da politicagem. Não há conversas sobre algum tipo de intenção de golpe. Pelo menos por enquanto.

Truth realmente não empolga, mas cumpre o papel de desenvolver sua personagem principal e fazer a trama avançar um pouco. Juliette descobre um arquivo deixado por Holston que contem informações importantes. Resta saber o que ela fará de agora em diante.

E para manter o padrão, o final apresenta outro cliffhanger que nos deixará pensando sobre o que pode acontecer. Será que Marnes vai dessa para uma melhor? Não me pareceu que aquele invasor iria matá-lo, mas as coisas em Silo tendem para a imprevisibilidade.

Quanto aos mistérios grandes em relação a construção do Silo e ao que há lá fora o melhor é ter paciência. Algo me diz que as respostas serão apresentadas aos poucos e com direito a várias surpresas.


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 5kb.png

Silo

Temporada: 1
Episódio: 04
Título: Truth
Direção: David Semel
Elenco: Rebecca Ferguson, Common, Harriet Walter, Avi Nash, Will Patton, Tim Robbins

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *