Crítica | Esquema de Risco – Operação Fortune

Crítica | Esquema de Risco – Operação Fortune

É sempre bom ver a dupla Guy Ritchie e Jason Statham trabalhar junta e em “Esquema de Risco – Operação Fortune” eles repetem a parceria pela quinta vez. Em seu novo trabalho, o diretor mostra a competência de sempre em criar uma trama coesa com algumas reviravoltas, mantém o bom humor com a ajuda do elenco e apresenta cenas de ação eficientes. Mesmo sem o frescor da novidade dos seus primeiros filmes, Ritchie apresenta uma direção mais contida.

Na trama somos apresentados a Orson Fortune (Jason Statham), um agente especial convocado pelo governo britânico para um dispositivo chamado “Maçaneta” avaliado em bilhões de dólares roubado por mafiosos ucranianos. Ele monta sua equipe formada por Sarah (Aubrey Plaza) e J.J. (Bugzy Malone). Uma pista para o paradeiro do dispositivo pode ser obtida através do bilionário traficante de armas Greg Simmonds (Hugh Grant) e para tirar informações dele o time de Fortune convoca através de chantagem o ator Danny Francesco (Josh Hartnett), que é o favorito de Greg.

O roteiro de Ivan Atkinson, Marn Davies e do próprio Ritchie segue a cartilha básica de filmes de espionagem e tem como diferencial o tom de comédia. A forma como eles incluem alívios cômicos através do elenco é muito boa e não compromete a seriedade da narrativa. Esse recurso funciona especialmente graças ao talento de Aubrey Plaza e Hugh Grant. Enquanto Plaza usa seu humor sarcástico e irônico característico dos papéis que ela costuma atuar, Grant usa seu charme e carisma para fazer com que o espectador torça para o “vilão” da história.

Na parte de ação Ritchie mostra também seu talento e cria momentos simples, porém eficientes, sem megalomania e cortes rápidos, assim o espectador entende tudo que acontece na tela. É bom ver esse lado mais contido do diretor, já que seus filmes normalmente contavam com um ritmo frenético. Em “Esquema de Risco – Operação Fortune” ele mostra uma evolução nesse sentido. Dessa forma Jason Statham explora seu lado físico, mas sem o lado exagerado em que parece um herói indestrutível.

Assim, mesmo que “Esquema de Risco – Operação Fortune” seja um filme de espionagem básico, a direção de Guy Ritchie e o elenco fazem a diferença resultando em uma experiência divertida de se assistir.


Uma frase: – Sarah [para Danny]: “Você é um ator. Atue.”

Uma cena: Quando Orson invade uma casa de mafiosos ucranianos.

Uma curiosidade: Devido ao início da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, o filme foi retirado do lançamento programado para 2022, porque os antagonistas passam a ser ucranianos. No entanto, o filme foi lançado no início de 2023, apesar da guerra em andamento.


Esquema de Risco – Operação Fortune (Operation Fortune: Ruse de Guerre)

Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Ivan Atkinson, Marn Davies e Guy Ritchie
Elenco: Jason Statham, Aubrey Plaza, Josh Hartnett, Cary Elwes, Bugzy Malone e Hugh Grant
Gênero: Ação, Comédia, Suspense
Ano: 2023
Duração: 114 minutos

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *