Crítica | Marcel the Shell with Shoes On

Crítica | Marcel the Shell with Shoes On

Marcel the Shell with Shoes On” é um longa-metragem que mistura animação stop-motion com live-action para fazer um falso documentário sobre uma concha chamada Marcel (voz de Jenny Slate). Além disso, o filme também usa elementos de metalinguagem, pois o diretor Dean Fleischer Camp é também personagem dentro da história. Na trama, Dean se muda para um apartamento alugado via AirBNB após se separar e no local conhece o inusitado morador. Assim o cineasta decide filmar entrevistas com Marcel e fazer um vídeo, postando-o na Internet.

A história de Marcel é bem curiosa e interessante. Ele conta sobre seu cotidiano em que vive com sua avó Nana Connie (Isabella Rossellini). No apartamento morava um outro casal que foi embora na mesma época em que sua família sumiu. Ao mesmo tempo somos apresentados sobre sua vida, também acompanhamos sua jornada enquanto descobre sobre o mundo através das conversas com Dean. A ideia de fazer o vídeo e postar na Internet tem como objetivo ajudar a obter informações sobre o paradeiro dos seus familiares, mas não é bem isso que acontece.

Marcel se torna um fenômeno da Internet, mas ao invés de descobrir informações sobre sua família, diversas pessoas passam a ir atrás de sua residência para simplesmente tirar uma foto com a mais nova celebridade do momento. Dessa forma “Marcel the Shell with Shoes On” nos surpreende, pois sua história na verdade não é sobre a pequena concha, mas sim uma reflexão sobre nós mesmos enquanto sociedade.

Além disso, funciona também como uma forma de escape para o diretor/personagem Dean Fleischer Camp, porque ele parece usar a jornada de Marcel como desculpa para fugir de seus próprios problemas. Entra aí também elementos de metalinguagem, pois na vida real Dean e Jenny Slate eram um casal.

Assim, “Marcel the Shell with Shoes On” mistura bem fantasia com realidade e nos apresenta um filme curioso e divertido, onde o carisma do protagonista é o grande trunfo com sua visão ingênua e intrigante sobre a descoberta do mundo dos humanos. Jenny Slate faz um trabalho incrível na construção da voz de Marcel, com uma calma e leveza extremamente cativantes.


Uma frase: – Marcel: “[Sobre o que é um documentário] É como um filme, mas ninguém tem falas e ninguém sabe o que é enquanto está fazendo.”

Uma cena: Quando Marcel anda de carro pela primeira vez.

Uma curiosidade: A concha original de Marcel foi comprada em uma loja de hobby. Quando Fleischer-Camp descobriu que precisava de conchas adicionais durante as filmagens, ele descobriu que, mesmo que as conchas fossem da mesma espécie e comprados na mesma loja, a diferença entre elas era notavelmente perceptível. Eventualmente, ele criou conchas adicionais usando técnicas de impressão 3-D.


Marcel the Shell with Shoes On

Direção: Dean Fleischer Camp
Roteiro: Dean Fleischer Camp, Jenny Slate e Nick Paley; história de Dean Fleischer Camp, Jenny Slate, Nick Paley e Elisabeth Holm
Elenco: Jenny Slate, Rosa Salazar, Thomas Mann, Dean Fleischer Camp, Lesley Stahl e Isabella Rossellini
Gênero: Animação, Comédia, Drama
Ano: 2021
Duração: 90 minutos 

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *