10 grandes filmes românticos
Chegou o dia dos namorados, então nada como fazer uma lista de grandes filmes românticos. Mas veja bem, essa é uma lista bastante peculiar criada por esse que vos escreve baseado em seus gostos. Por isso nem coloquei que são os melhores, mas sim grandes filmes. Então é bem provável que você não encontre aqueles filmes óbvios. Nessa lista iremos ter uma noção não comum e bastante diversificada sobre o que é o amor. E como sabemos na vida real, nem sempre temos um final feliz com aquele “e eles viveram felizes para sempre…”.
Confiram a lista, comentem o que acharam e digam quais seriam os seus filmes românticos favoritos.
10. Casablanca
(Casablanca, 1942)
Diretor: Michael Curtiz
Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid
Esse é sem dúvidas um dos maiores clássicos do cinema. É na verdade uma história de amor e sacrifício.Rick e Ilsa se conheceram durante a 2ª guerra e se reencontram depois. Agora ele é gerente de um bar na cidade de Casablanca e ela está casada com o líder da resistência Tcheca e está procurando de um meio de fugir para a América. Impossível não lembrar da música tema com o trecho “You must remember this, a kiss is just a kiss”. Só resta pedir: – “Play it again San”.
9. A Noiva-Cadáver
(Corpse Bride, 2005)
Diretor: Mike Johnson e Tim Burton
Com as vozes de: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Emily Watson, Christopher Lee, Michael Gough e Richard E. Grant
Victor está prestes a se casar. Ele ainda tem dúvidas se deve se casar ou não. Dururante um passeio pela floresta ele acaba se deparando com a noiva-cadáver do título e vai parar no mundo dos mortos. Isso só poderia ser uma história de amor com a marca de Tim Burton, seguindo o mesmo estilo de animação stop-motion usado em “O estranho mundo de Jack”. Uma mistura de musical, comédia e romance.
8. WALL-E
(WALL-E, 2008)
Diretor: Andrew Stanton
Com as vozes de: Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin, Fred Willard, John Ratzenberger, Kathy Najimy, Sigourney Weaver e MacInTalk
Será que robôs também podem se apaixonar? Segundo essa animação da Pixar sim. Um dos melhores filmes de ficção científica que também é na verdade uma história de amor. Afinal o protagonista título irá fazer de tudo para tentar “conquistar” Eve.
7. Moulin Rouge
(Moulin Rouge!, 2001)
Diretor: Baz Luhrmann
Elenco: Nicole Kidman, Ewan McGregor, John Leguizamo, Jim Broadbent, Richard Roxburgh e David Wenham
O amor também tem seu lado trágico, mas nem por isso ele também não pode ser divertido e engraçado. E ainda embalado com um remix de várias músicas pop.
6. Ruby Sparks – A Namorada Perfeita
(Ruby Sparks, 2012)
Diretor: Jonathan Dayton e Valerie Faris
Elenco: Paul Dano, Zoe Kazan, Annette Bening, Antonio Banderas, Steve Coogan, Elliott Gould e Chris Messina
A solução para um relacionamento ideal seria se a pessoa criasse a personalidade do seu par e ela fizesse tudo o que a outra quer né? Aqui vamos descobrir que mesmo assim um relacionamento entre duas pessoas não é tão simples assim.
5. Brilho Eterno de uma mente sem lembranças
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004)
Diretor: Michel Gondry
Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood e Tom Wilkinson
Será que a melhor solução após o fim de um relacionamento é apagar as memórias (tanto as boas, mas principalmente as ruins) do antigo(a) parceiro(a)?
4. Encontros e Desencontros
(Lost in Translation, 2004)
Diretor: Sofia Coppola
Elenco: Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi, Anna Faris e Fumihiro Hayashi
Esse é um grande filme indie romântico graças a uma excelente trilha sonora. O clima de 2 pessoas “perdidas” em Tóquio que se encontram criado por Sofia Coppola é sensacional e a atuação e química entre Murray e Johansson é maravilhosa.
3. Ela
(Her, 2013)
Diretor: Spike Jonze
Elenco: Joaquin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde e Scarlett Johansson
Sem dúvidas esse é o filme que melhor representa o amor moderno do século XXI. Um homem que se apaixona pelo sistema operacional do seu computador. Será que é isso que o futuro nos reserva? Se relacionar com programas de computador?
2. Scott Pilgrim Contra o Mundo
(Scott Pilgrim vs. the World, 2010)
Diretor: Edgar Wright
Elenco: Michael Cera, Mary Elizabeth Winstead, Kieran Culkin, Chris Evans, Anna Kendrick, Alison Pill, Brandon Routh e Jason Schwartzman
Scott conhece Ramona, mas para ficar com ela terá que derrotar os 7 ex-namorados dela. Será que existe prova de amor maior do que essa? Esse é sem dúvidas o maior filme romântico nerd que mistura videogames e música com elementos da cultura pop de forma inteligente e brilhante.
1. Antes do Amanhecer / Antes do pôr-do-sol / Antes da Meia-noite
(Before Sunrise, 1995; Before Sunset, 2004; Before Midnight, 2013)
Diretor: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke e Julie Delpy
Essa trilogia (até agora) mostra 3 fases distintas do amor. No primeiro temos 2 jovens que se conhecem e passam um dia maravilhoso juntos. 9 anos depois eles se reencontram, mas será que dessa vez eles vão ficar juntos? E o 3º onde já vemos os 2 casados e com filhos tentando superar mais uma “crise” no relacionamento. O 3º é o meu favorito por ser o mais realista, mas todos são excelentes.
Para mim Her e Brilho eterno são os tops! Mas gostei de ver Scott Pilgrim entre os primeiros (apesar de Michael Cera não ser um bom Scott Pilgrim em minha opinião); e a trilogia de Linklater é sempre certa numa lista dessas. Só é covardia somar o conjunto da obra. Aí ninguém vence mesmo!
Morte a Michael Cera!
É um pouco de “covardia”, mas ao mesmo tempo seria injusto considerá-los como 3 filmes diferentes. Porque aí eles seriam os 3 primeiros. heheheheh…
E eu gostei de Michael Cera como Scott Pilgrim.
Gosto dele ainda naquele Youth Revolt heheheh
Achei esse filme bem mais ou menos.
Eu gosto dele em Superbad.
Grande lista, ver Ruby Sparks e Scott Pilgrim em um Top 10 Filmes Românticos é um deleite para aqueles que gostam de ver obras que fogem, um pouco, do comum
Sim, fiz questão de deixar isso claro na introdução do texto. 🙂
Encontros e Desencontros ❤
Sim, é muito S2.
Pra mim faltou Almost Famous, romance, friendzone e rock na sua era áurea. Não fica melhor do que isso.
Eu acho que Quase Famosos é mais sobre o amor com a música, mas tem o lado romance também. Todos os filmes de Cameron Crowe são assim. Mas dele eu acho que como “filme romântico” eu prefiro Singles, Say Anything, Elizabethtown.