Crítica | Três Homens em Conflito
Três Homens em Conflito é o grande destaque do western spaghetti, mas também pode ser considerado como um marco do cinema em geral. A passagem do tempo fez bem ao filme, transformando-o em um clássico adorado por muitos. Particularmente, considero este o melhor trabalho do diretor italiano Sergio Leone e uma das melhores atuações da carreira de Clint Eastwood.
Não espere profundidade em termos de roteiro. A trama é das mais simples, mas é o suficiente para fazer as coisas acontecerem. Os minutos iniciais de Três Homens em Conflito estabelecem o trio principal e nos ajudam a entender a personalidade de cada um. O bom, o mau e o feio.
A notícia de um tesouro escondido em um cemitério cria uma disputa entre os três. O problema é que cada um guarda uma informação sobre a localidade exata do tesouro, então, de uma forma ou de outra, eles terão que se ajudar. Como pano de fundo da história, temos a Guerra da Secessão, com direito a espetaculares cenas de batalha.
Talvez o aspecto mais marcante de Três Homens em Conflito seja o estilo do diretor. Ele não tem pressa para contar a história. Com takes longos, alternância entre planos abertos e close-up fechadíssimos, ele estabelece a tensão e, juntamente com a memorável trilha sonora de Ennio Morricone, potencializa a ação. Há espaço para um pouco de humor e uma boa quantidade de violência. Não há como não destacar a química de Clint Eastwood e Eli Wallach, que compartilham várias cenas. Bizarramente, em certo momento acabamos torcendo para O Feio, apesar de suas atitudes reprováveis, algo que pode ser explicado pelo carisma do ator.
Três Homens em Conflito é grandioso em vários os sentidos. Há quem que o compare, inclusive, com uma ópera. O fato é que quanto mais vezes eu o assisto, mais eu o admiro. Isso também acontece com você?
***Classificação***
Título original: Il buono, il brutto, il cattivo
Ano: 1966
Duração: 180 minutos
Diretor: Sergio Leone
Roteiro: Agenore Incrocci, Scarpelli, Luciano Vicenzoni, Sergio Leone
Gênero: Western
Elenco: Clint Eastwood, Eli Wallach, Lee Van Cleef
Esse é um dos clássicos que eu nunca assisti por não ser fã de faroeste.
Mas quem sabe um dia eu não assisto…
Também Ramon, mas acho que vou corrigir essa minha falha de caráter após este texto
Não deixem de assistir. É um filmaço, independente do estilo. Tenho um amigo que classifica ele como “o filme mais bem dirigido de todos os tempos”.
Outro Western que merece muito ser visto: Os Imperdoáveis.
o que o Leone fez aqui é brincadeira.
Imperdoáveis está no meu top 10 do gênero, também imperdível!
manda bala!
é um western com um estilo todo particular.
Ué erraram o Feio pelo Mau no trailler?