Batman: Despertar – Primeiras Impressões

Batman: Despertar – Primeiras Impressões

É sempre bom ver o formato de podcast ser utilizado por estilos diferentes de programa e as audiosséries tem provado ser uma maneira interessante de se constar uma história. Agora é a vez de Batman, herói da DC, ganhar sua versão em áudio. Os desafios de transpor o personagem da HQ para áudio é bem difícil e “Batman: Despertar”, criado por David S. Goyer (roteirista de Batman Begins), aborda de forma diferente o protagonista.

Em “Batman: Despertar” encontramos um Bruce Wayne diferente, agora ele é o Doutor Wayne e trabalha como um patologista forense. Seus pais estão vivos e ele não tem nenhuma memória sobre Batman. Será que sua memória foi alterada ou estamos em alguma versão alternativa do universo do personagem?

No primeiro episódio encontramos o Dr. Wayne trabalhando na autópsia de uma nova vítima de um serial killer conhecido como O Ceifador. O diferencial do seu trabalho é se colocar no lugar da vítima para compreender o que aconteceu com ela e assim ajudar a resolver o caso, algo que Batman faria em seu trabalho como detetive.

Durante a realização da autópsia Bruce é atacado pelo próprio Ceifador e quando acorda é aconselhado por seu pai, que é o diretor do hospital onde ele trabalha, a fazer uma consulta com o psicólogo para avaliar se tem condições de voltar ao trabalho. Para Thomas Wayne está claro que seu filho está obcecado pelo caso. Durante essa sessão de terapia descobrimos elementos comuns ao Batman no subconsciente de Bruce, mas ainda não sabemos o que ocorreu com ele.

A partir daí Bruce começa uma investigação por conta própria para descobrir mais sobre O Ceifador, colocando em prática seus conhecimentos de detetive, apesar de continuar sem lembrar absolutamente nada sobre Batman.

Utilizando esse lado mais investigativo e psicológico de Bruce Wayne a audiossérie “Batman: Despertar” funciona ao transportar o clássico personagem da DC para o formato de podcast. Em dois episódios com em média 30 minutos cada, temos uma boa impressão de como o programa funciona. Ao total serão 10 episódios com previsão de conclusão no dia 28 de Junho de 2022, com 1 capítulo lançado por semana.

Diretor e elenco do podcast

Uma vantagem do formato de podcast é que o elenco da adaptação em português de “Batman: Despertar” tem mais liberdade para atuar, sem ter que se preocupar com a sincronia do áudio com os lábios do ator original. Assim o texto traduzido funciona melhor, já que muitas vezes as palavras tem que encaixar com o que é dito no original. Na versão brasileira o diretor Daniel Rezende, de Turma da Mônica: Lições, comanda o elenco formado por alguns nomes conhecidos como Rocco Pitanga, Tainá Müller e Camila Pitanga.

O Spotify acerta mais uma vez no formato de audiossérie ao apostar em um personagem conhecido como Batman para atrair novos ouvintes para seus podcasts originais. “Batman: Despertar” começa de forma promissora, explorando menos o lado ação e mais o investigativo e psicológico do personagem. Agora é esperar para ver se após 10 episódios o programa vai entregar um resultado satisfatório.



Batman: Despertar (Batman Unburied)

Criado por: David S. Goyer
Adaptada por: Ultrassom Music Ideas
Direção em português: Daniel Rezende
Elenco: Rocco Pitanga, Camila Pitanga, Tainá Müller, Augusto Madeira, Adriana Lessa, Nill Marcondes, Hugo Bonemer, Carol Abras, José Rubens, Marcelo Varzea, Maria Bopp, Felipe Castanhari, Érico Borgo, Catarina Garcia, Ivan Costa e Gabriel Godoy
Ano: 2022 

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *