Crítica | Você Nem Imagina (The Half of It)

Você Nem Imagina (The Half of It) é um dos filmes mais fofos e adoráveis de 2020. Disponível no catálogo de originais da Netflix, ele traz um roteiro bem arrumadinho e que sabe brincar com todos os clichês de romances ‘colegiais’ de forma bastante inteligente. Não deixa de percorrer uma jornada cheia de tropeços e aprendizados em busca de um final feliz, mas é suficientemente fora do comum para torná-lo especial.

Na trama somos apresentados a jovem Ellie Chu (Leah Lewis), uma estudante bastante inteligente que ganha uns trocados para ajudar em casa fazendo trabalhos escolares de outros alunos. Certo dia, um jovem chamado Paul (Daniel Diemer), que não é lá muito articulado,  a contrata para ajudá-lo a conquistar a garota dos seus sonhos (Alexxis Lemire).

A direção de Alice Wu é brilhante, especialmente no trabalho com o elenco. Ela soube como não deixar a fórmula básica das comédias românticas e filmes de “amadurecimento”, sobreporem a construção dos dramas pessoais de cada um dos personagens. Como também assinou o roteiro, ela soube casar perfeitamente todos os clichês e “momentos esperados” em produções do gênero de maneira bastante encantadora.

A química entre Ellie e Paul é perfeita. A junção da inteligente e tímida garota com o espontâneo, vamos dizer assim, garoto que tenta se passar por inteligente com mensagens e cartas para a sua paixão é apenas um dos arcos bem amarrados em “Você Nem Imagina”. O filme não se restringe apenas a uma história de romance adolescente, ele vai um pouco além e cria alguns laços afetivos bastante envolventes.

Ellie precisa se conectar com seu pai e o seu pai precisa ‘encontrar um rumo na vida’. Paul por sua vez precisa ter mais confiança e entender o que é, de fato, amor. No meio disso tudo temos a personagem interpretada por Alexxis Lemire que serve como elo num triângulo amoroso que faz a trama caminhar. E o amor, nesta obra, é apresentado num sentido mais amplo do que necessariamente “físico”.

A jornada que “Você Nem Imagina” apresenta é realmente bastante bonita. Traz personagens  carismáticos e muito cativantes. É difícil não embarcar e torcer por eles. E a forma como Alice Wu encerra o filme e a história de cada um deles é feliz o suficiente para deixar todo mundo (que possua um coração e não uma pedra dentro do peito) muito satisfeito. 



Uma frase: “O amor não é paciente, e gentil e humilde. O amor é confuso, e horrível e egoísta. Não é encontrar a sua metade perfeita. É tentar, encontrar e falhar. (Ellie Chu)”

Uma Cena: Quando Ellie Chu faz sua apresentação musical.

Uma curiosidade: É apenas o segundo filme de Alice Wu. O seu primeiro filme “Livrando a Cara” foi lançado 16 anos atrás.

.


Você Nem Imagina (The Half of It)

Direção: Alice Wu
Roteiro: Alice Wu
Elenco: Leah Lewis, Daniel Diemer e Alexxis Lemire
Gênero: Comédia, Romance
Ano: 2020
Duração: 104 minutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *