Resenha de Livro | …ismos. Para Entender o Cinema

Resenha de Livro | …ismos. Para Entender o Cinema

Existem muitas formas de se estudar cinema. A principal delas, sem dúvidas, é assistindo filmes. Mas é claro que tem outras maneiras de se aprofundar no assunto e dessa forma aperfeiçoar a forma de se consumir a 7ª arte. Uma boa forma é estudar a história do cinema. O livro “…ismos. Para Entender o Cinema” de Ronald Bergan faz um estudo sobre os gêneros dos filmes.

O autor define os gêneros do cinema como “ismos” e faz um ótimo estudo sobre eles, contando de forma cronológica como cada um deles surgiu e o seu contexto. Dessa perspectiva o escritor narra a história de acordo com os principais movimentos que delinearam a trajetória do cinema. Assim o leitor acompanha o início com os irmãos Lumière e de Georges Méliès, chegando até os dias atuais com os filmes com efeitos especiais modernos.

Um dos pontos positivos do livro é que ele aborda o cinema como um todo, falando sobre todos os países, sem focar apenas no cinema americano, que é o mais conhecido. O autor separa “…ismos” em 5 capítulos e em cada um deles agrupa uma determinada quantidade de gêneros de acordo com o período que eles foram surgindo.

Em cada gênero temos uma descrição, mas também exemplos dos principais filmes e cineastas que fazem parte dele. Isso é bom para ajudar o leitor a contextualizar cada um deles. Afinal de contas, como foi dito no início do texto, uma das principais formas de se estudar cinemas é assistindo filmes. Então é bom ter essa base para após e leitura correr atrás daqueles que mais chamaram à sua atenção.

Lançado pela editora Globo em 2010 com um papel de ótima qualidade, “…ismos. Para Entender o Cinema” continua bastante atual, já que nos últimos anos não surgiu nenhum novo gênero que tenha chamado a atenção. O escritor Ronald Bergan fez um ótimo estudo e explica da maneira didática a história do cinema através dos gêneros. Uma formidável leitura indicada para os amantes da 7ª arte interessados em se aprofundar mais nos seus conhecimentos sobre o cinema.



Título: …ismos. Para Entender o Cinema
Autor: Ronald Bergan
Editora: Globo
Número de páginas: 160

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *