Para ver e ouvir | Wayne´s World (1992)

Para ver e ouvir | Wayne´s World (1992)

A coluna Para ver e ouvir está de volta na POCILGA. O objetivo dela é falar sobre filmes que tem uma trilha sonora tão boa que merecem um destaque.

O filme da vez é Wayne´s World e eu tenho uma história interessante com ele. O longa foi lançado no Brasil com um título horroroso: Quanto mais idiota melhor. Me lembro que minha irmã mais velha resolveu alugá-lo em VHS em uma locadora perto de casa, mas eu estava reticente por causa do nome.

Nessa época eu ainda não gostava de rock, ouvia mais coisas pop tipo Madonna e Michael Jackson. Após assistir o filme minha vida tinha mudado totalmente, agora eu era fã de rock e queria saber tudo a respeito.

Wayne´s World

Wayne´s World surgiu de um quadro do programa humorístico Saturday Night Live. O SNL já havia transformado uma esquete em filme antes com The Blues Brothers (Os Irmãos Cara de Pau) em 1980.

No filme a dupla, Wayne Campbell (Mike Myers) e Garth (Dana Carvey), apresenta um programa em uma emissora de tv pública na cidade de Aurora, que é transmitido do porão da casa dos pais de Wayne. Eles são “famosos” na cena rock local do município. Então surge uma oportunidade, eles vendem os direitos autorais do programa e vão curtir com o dinheiro.

Não faltam participações especiais e referências pop ao mundo do rock e também à cultura pop em geral. Várias frases do filme viraram gírias na época e são “clássicas” até hoje como o termo “schwing”, que eles falavam quando viam uma mulher bonita, ou “excellent!”, sempre dito por Wayne para algo que ele gostava, tipo um joinha.

Chegou a hora “Party on, Wayne”, vamos às 5 melhores músicas do filme:

Queen – Bohemian Rhapsody

(Cena mais clássica do filme onde a dupla de protagonistas e outros 2 amigos cantam a música dentro de um carro enquanto batem cabeça como bons headbangers)

Myke Meyers, Dana Carvey – Wayne´s World Theme

(A música tema do programa era tocada pelo próprio Wayne no início e no final da transmissão com sua guitarra, mas aqui temos a versão completa dela)

Tia Carrere – Ballroom Blitz

(A atriz Tia Carrere interpreta a personagem Cassandra, vocalista de uma banda de rock que começa a namorar com Wayne. Aqui ela canta um cover da banda Sweet)

Jimmi Hendrix – Foxy Lady

(Nessa cena Garth usa a música de Jimmi Hendrix para conquistar uma garota)

Alice Cooper – Feed My Frankestein

(O músico faz uma participação no filme cantando essa música e os protagonistas vão em um show dele)

Bônus:

Stairway to Heaven, denied

(Lembro que da 1ª vez que vi o filme não entendi essa piada porque não conhecia nem a banda e muito menos a música. Wayne chega em uma loja de guitarras e toca uns 2 acordes de Staiway to Heaven, clássico do Led Zeppelin, mas o vendedor não deixa ele continuar)

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Um comentário em “Para ver e ouvir | Wayne´s World (1992)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *