Review HQ | Turma da Mônica – Todas as Copas do Mundo

Review HQ | Turma da Mônica – Todas as Copas do Mundo

A Copa do Mundo é o maior evento esportivo do planeta que ocorre de 4 em 4 anos reunindo as melhores seleções de futebol do mundo. A 21ª edição ocorre em 2018 com sede na Rússia. Essa é uma boa oportunidade de saber um pouco mais sobre sua história, e uma maneira bem divertida de ler a respeito do assunto é através da HQ da Turma da Mônica chamada Todas as Copas do Mundo.

A premissa da revista é bem simples: a turma se reúne para assistir um jogo do Brasil, mas antes o próprio Mauricio de Sousa preparou uma viagem no tempo através da história para contar sobre as Copas do Mundo. A partir daí os personagens se revezam para contar sobre cada edição do evento.

Essa mistura de metalinguagem, ficção e fatos reais dá o tom da narrativa, que apresenta de forma leve e divertida curiosidades sobre as Copas. O estilo lembra bastante as paródias de cinema da Turma da Mônica, além é claro das próprias revistas da turminha.

Algumas das histórias parecem bem absurdas, mas no final da revista descobrimos que muitos desses fatos realmente aconteceram. Um bom exemplo é que na Copa de 1978 na Argentina, um gol de Zico foi anulado porque o juiz apitou o fim da partida enquanto a bola estava no ar.

No entanto, o mais interessante e divertido da revista é a associação feita entre os personagens e as histórias que eles estão contando. Por exemplo, Tina e Rolo contam sobre a Copa de 1970, então eles foram desenhados com o mesmo traço e estilo que tinham na época, que mudou bastante com o passar do tempo. Temos também o Anjinho que é convocado para descer à Terra para explicar que o gol da “mano de Dios” de Maradona em 1986 não tinha nenhuma relação com Deus.

Turma da Mônica - Todas as Copas do Mundo, imagem

É divertido também acompanhar as explicações da Turma da Mônica para fatos que ainda são meio misteriosos até hoje, como a Copa de 1998 que Ronaldo passou mal, ou coisas absurdas como a cabeçada de Zidane em 2006.

Após muitas piadas e diversão, no final da revista temos uma parte mais didática com um pouco da história real das Copas, imagem dos mascotes, o pôster de cada edição, e muitas outras curiosidades interessantes sobre o evento.

Se você é fã da Turma da Mônica e de futebol, essa edição 2018 de Todas as Copas do Mundo reúne o melhor dos 2 mundos em mais de 130 páginas de diversão em uma edição especial de capa dura para guardar na coleção.


Classificação:


Turma da Mônica - Todas as Copas do Mundo, capaTurma da Mônica – Todas as Copas do Mundo – Edição 2018

Autor: Mauricio de Sousa
Editora: Panini Comics
Número de páginas:
130

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *