Crítica | Leftovers 3×03 – Crazy Whitefella Thinking

Crítica | Leftovers 3×03 – Crazy Whitefella Thinking

Antes de começar a leitura, por favor, clique e ouça música¹ de abertura deste episódio para acompanhar a leitura:

Se tem uma coisa que é bem característico da série Leftovers é o fato de (quase nunca) conseguirmos separar o que é divino, espiritual ou ‘miraculoso’, do que é apenas insanidade e loucura. E o caminho que Kevin (pai) segue através do ‘outback‘ australiano tentando salvar a todos do apocalipse que supostamente virá em um grande dilúvio – essa alusão a Noé e sua arca é sensacional – é muito disso, afinal, ele é louco mesmo ou está realmente sendo parte de uma profecia?

O relógio para o cabalístico dia dos 7 anos do arrebatamento, que vem sendo a força motriz dessa terceira (e infelizmente última) temporada da série até aqui, está chegando e as coisas estão ficando literalmente insanas. Kevin Gave Sr. segue então numa peregrinação atrás de rituais e cânticos que, segundo as suas visões e as vozes que ele ouviu e seguiu (incluindo a do Kevin ainda criança), precisam ser “assimiladas” e realizadas por ele para salvar todos do fim dos tempos.

Em um mundo onde alguns procuram uma explicação divina para o que aconteceu, Kevin pai procura por sinais e, as vezes, eles surgem de qualquer lugar, qualquer suposta coincidência. Será que o Jesus dele é a resposta mesmo? Será que o seu caminho está seguindo propósitos predeterminados por forças espirituais ou ele apenas está se agarrando ao que tem? Ou melhor, será que o Seu Jesus existe mesmo ou é algo que está apenas em sua cabeça? Como conseguimos alcançar a nossa fé, de onde ela vem? Quais provações (e neste episódio Kevin Sr. passou por várias) devemos passar para crer?

Grace, você pegou o Kevin errado!

O momento mais contundente do episódio é mesmo próximo ao seu desfecho, onde em uma conversa com Grace que, no episódio anterior apareceu com mais 3 outras companheiras numa alusão fantástica aos Cavaleiros do Apocalipse pegando o Kevin errado, ele percebe que a mulher a sua frente também passou por um caminho difícil e tortuoso no qual ela acreditou no seu Jesus até perder seus filhos de forma trágica. Como continuar tendo fé depois disso tudo? O sorriso dele e o que ele fala para ela “Você pegou o Kevin errado“, afinal ele sabe qual é o Kevin “certo”, é mais um sinal divino, é o que eles precisam para alcançar a Fé que precisam ou, é apenas mais alguma coisa no qual os “deixados para trás” tentam se agarrar para terem algum propósito nesse mundo que já acabou, mas nem todos se deram conta?


  1. A música Personal Jesus foi originalmente criada pelo Depeche Mode
  2. Tecnicamente falando este foi mais um episódio lindo, principalmente em sua fotografia.

marciomelo

Baiano, natural de Conceição do Almeida, sou engenheiro de software em horário comercial e escritor nas horas vagas. Sobrevivi à queda de um carro em movimento, tenho o crânio fissurado por conta de uma aposta com skate e torço por um time COLOSSAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *