Crítica | 13 Reasons Why – 1×11: Fita 6, Lado A

Crítica | 13 Reasons Why – 1×11: Fita 6, Lado A

Vamos falar a verdade? Nada do que eu vi até agora poderia justificar um suicídio. Nem remotamente. Hannah sofreu bullying e testemunhou um crime pesado, mas ela tinha amigos, pais acessíveis, podia conversar com quem quisesse e estava começando a ter um relacionamento com o Clay. A questão é que ela não tinha capacidade de lidar com os problemas enfrentados por muitos adolescentes. Só que essa incapacidade me parece estranha, já que a garota sempre tinha resposta para tudo e era mais madura e responsável do que o normal.

O que aconteceu entre ela e Clay na festa foi a gota d’água. No caso, a gota d’água para mim. Não consigo deixar de considerar Hannah uma pessoa irritante e excessivamente dramática. Me condenem. O fato é que ela não tinha sintomas tão claros de depressão que indicassem que se matar seria uma opção em breve. Mas cada caso é um caso.*

De qualquer forma, justamente essas suas atitudes deveriam ter ligado o alerta para aqueles que se importavam com ela.

Colocar Clay na fita foi algo condenável. Clay é um dos bons. Um cara que não praticava bullying e tinha boas atitudes. E não me venham dizer que ele deveria ter ficado no quarto com Hannah. A garota mandou ele ir embora várias vezes e de maneira agressiva. Agora ele se sente culpado por algo que não deveria.

Apesar dessas ressalvas, Fita 6, Lado A foi um excelente episódio. A maneira que o conteúdo da fita foi revelado foi um grande acerto, com Tony e Clay conversando no carro. As coisas foram ficando cada vez mais tensas. Ver Clay explodindo em lágrimas foi bem emocionante.

Outra sequência de destaque – uma das melhores do seriado – foi Justin finalmente confrontando Bryce. Como falei em outro texto, existe espaço para redenção para esse garoto. Agora ele precisa fazer algo em relação ao namorado da mãe também. Uma ajuda seria bem-vinda.

E finalmente, vemos que os professores estão cada vez mais preocupados. O cerco está se fechando. As intimações logo virão.


* vale ler os critérios de depressão do dsm v

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

4 comentários sobre “Crítica | 13 Reasons Why – 1×11: Fita 6, Lado A

  1. Aos nossos olhos de pessoas bem estruturadas e que não sofrem de depressão realmente parece apenas drama. Ainda faltam mais coisas para acontecer e que talvez mudem um pouco a sua opinião, ou não hehehe,

    O certo é que cada um recebe as coisas de uma forma, e adolescência é um período onde tudo é hiperbólico. Difícil julgar a pessoa que comete suicídio por coisas que a gente, que está de fora, ache apenas “besteiras”.

    Agora, quanto a série, terminei de ver e vou esperar o senhor chegar ao final para discutir melhor hehehe

    1. o problema é que Hannah parecia ser bem estruturada, madura… acho que houve um erro do seriado na composição desse personagem.

      daquele grupo da high school quem me preocuparia mais em questão de suicídio seria o Tyler (o fotografo… era esse o nome?)

      enfim.

      mas 13rw cumpre bem o papel de ligar o alerta para o assunto. e ainda é um belo entretenimento. está mais do que bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *