Resenha de Livro | Zero Zero Zero

Resenha de Livro | Zero Zero Zero

O escritor italiano Roberto Saviano ganhou notoriedade ao publicar Gamorra, um livro que revela o modus operandi das máfias italianas e que deu origem a um ótimo filme. Desde então, precisa viver escoltado. Em 2013 ele lançou Zero Zero Zero, um verdadeiro compêndio sobre a cocaína e o narcotráfico. Para vocês verem como a situação dele está complicada, ele não pode se fazer presente na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) por motivos de segurança.

Em suas 400 páginas, percebemos um imenso trabalho de pesquisa e o risco em que Saviano se coloca ao revelar certos fatos. Trabalhando com uma acessível linguagem jornalística, o autor aborda os mais variados aspectos relacionados a cocaína.

Em Zero Zero Zero, temos a oportunidade de conhecer a trágica história do agente infiltrado Kiki Camarena, a brutalidade dos cartéis mexicanos, as atrocidades cometidas pelos Kaibiles, o triste destino do jornalista Tim Lopes, a maneira como o dinheiro do narcotráfico é lavado, as inúmeras formas empregadas para transportar o produto e muito mais.

Tal atividade só é menos lucrativa do que o petróleo. É dinheiro que parece fácil, mas que cobra o seu preço de maneiras cruéis. Certas passagens de Zero Zero Zero são capazes de abalar o leitor mais frio. E o pior é que essa realidade está ao nosso redor.

Saviano investe em um tom confessional nas partes finais do livro. Ele até se compara com o capitão Ahab de Moby Dick em alguns momentos, tamanha sua obsessão em relação ao assunto. No final das contas, ele encontra apenas uma solução para os problemas gerados pelas drogas: liberar tudo. Apesar do provável aumento dos gastos na saúde pública, menos vidas seriam ceifadas e menos famílias destruídas.

Se alguém conseguir pensar em algo mais eficiente, manifeste-se.

zero-zero-zero-livro

*** Classificação ***


Título original: Zero Zero Zero
Autor: Roberto Saviano
Ano: 2013
Páginas: 400
Editora: Companhia das Letras

Compre o livro
AQUI


Próxima resenha: Meridiano de Sangue (Cormac McCarthy)

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

4 comentários sobre “Resenha de Livro | Zero Zero Zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *