Review | A Máfia dos Tigres
Tentar explicar a série documental da Netflix “A Máfia dos Tigres” é uma tarefa bastante complicada. Volta e meia somos apresentados a submundos que nunca imaginávamos que poderiam existir, e não estou falando de realidades paralelas ou outras dimensões. Dentre tantos capazes de fazer nossas cabeças explodirem, o submundo da criação de grandes felinos ganha contornos épicos numa sucessão de reviravoltas e insanidades neste seriado que é, por mais que pareça obra de ficção documental, baseado em acontecimentos reais.
A série nos apresenta a grandes personalidades que decidiram dedicar a sua vida a criar tigres e outros grandes animais selvagens. Dentre todos, o que mais chama atenção e, poderíamos dizer (caso fosse uma história ficcional) é o principal protagonista, se chama Joe Exotic. De fã dos felinos a dono de um zoológico particular nos Estados Unidos, essa figura extremamente carismática ganha contornos que talvez apenas Scorcese fosse capaz de explicar.
A medida que outras figuras (excêntricas) são apresentadas, outros donos de zoo amante dos grandes felinos e pretensos(as) defensores de animais, é que “A Máfia dos Tigres” faz inveja a qualquer produção de Shyamalan (O 6º Sentido, Sinais) ou até mesmo do pouco conhecido e lunático Quentin Dupieux (Rubber, Wrong). A quantidade de plot twists e maluquices (vamos chamar assim) é, simplesmente, surreal.
Numa escalada de acontecimentos que envolvem desaparecimentos “misteriosos”, poligamia, rivalidades acirradas, golpes, trambiques e até encomendas de assassinato, esta é uma daquelas séries documentais que te fazem repensar a vida e rever conceitos que, antes, te traziam alguma paz ou, quanto nada, esperança de que as coisas tendem a caminhar para a normalidade mundo afora.
A cada episódio, a cada revelação, o espectador tende a ficar ainda mais fisgado na história. Os episódios são um pouco extensos assim como a série no geral. Se fosse um pouco mais curta talvez não desse pra apresentar toda as insanidades, ainda assim evitaria a sensação de desgaste perto de seu desfecho. Só que a trajetória de algumas pessoas, dentre elas a de Joe Exotic, é o suficiente para te fazer ir até o último capítulo ávido por descobrir tudo o que aconteceu.
Vale a pena?
Para aqueles que estão interessados em escapar das notícias e se desligar um pouco, “A Máfia dos Tigres” é uma grande pedida. Tanto o submundo dos criadores de grandes felinos como o caos que são as relações apresentadas nesta série documental, entre tantas figuras folclóricas e, não se enganem, perigosas, são um prato cheio para fazer sua cabeça explodir diversas vezes.
Só é triste que, no fim das contas, os maiores prejudicados continuaram sendo os animais. E não estou falando dos animais que surgem na história confabulando traições e “jogadas” criminosas. Os tigres e tantos outros grandes felinos e animais selvagens são os verdadeiros protagonistas desta trama insana e cheia de reviravoltas e, por consequência, acabam sendo os mais injustiçados.
A Máfia dos Tigres (Tiger King: Murder, Mayhem and Madness)
Ano: 2020
Serviço/Distribuidora: Netflix
Temporada: 1º
Nº de Episódios: 7
Gênero: Série Documental, Crime.
Surreal mesmo. É a melhor definição. Vale a pena assistir!
A vida real é realmente muito surreal, ainda mais dentro da sociedade americana.