Top 10 | Filmes sobre jornalismo
Lista de filmes indispensáveis para quem gosta de jornalismo e para quem gostou de The Post: A Guerra Secreta
Na esteira do lançamento do mais novo filme de Steven Spielberg, The Post: A Guerra Secreta, a POCILGA apresenta para vocês uma lista de dez filmes que são interessantes para jornalistas ou para quem gosta de histórias sobre o funcionamento do quarto poder.
Spotlight – Segredos Revelados (2015)
Drama baseado em uma história real, que mostra o trabalho de uma equipe de jornalistas de Boston chamada Spotlight. O grupo reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos.
O Abutre (2014)
O longa narra o plano de um jovem que, após enfrentar dificuldades para conseguir emprego, decide noticiar crimes em Los Angeles com uma estrutura independente de televisão. A estratégia do personagem é ir atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.
Diário de um Jornalista Bêbado (2012)
Filme baseado no romance de Hunter S. Thompson, que conta a história do jornalista itinerante Paul Kemp. Em meados de 1960, Paul Kemp (Johnny Depp), um alcoólatra divorciado e romancista, foge para San Juan, Porto Rico, onde começa a trabalhar como réporter de um jornal. Regado a rum e alucinógenos, o jornalista se apaixona pela esposa de um dos maiores empresários da cidade e, em pouco tempo, se descobre envolvido num esquema de corrupção.
Capote (2005)
Final da década de 50 e o escritor Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) lê um artigo no New York Times sobre o assassinato de quatro integrantes de uma conhecida família de fazendeiros em Holcomb, no Kansas. Ele decide visitá-los na prisão e percebe que a história pode render material suficiente para um livro (A Sangue Frio), que poderia revolucionar a literatura moderna, mais tarde reconhecido como umas das principais obras do gênero jornalismo literário.
Muito Além do Cidadão Kane (1993)
É um documentário televisivo de Simon Hartog, exibido em 1993 pelo canal 4 da televisão britânica, que mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, detalhando a posição dominante da Rede Globo e sua influência na política do país. O documentário nunca pode ser exibido no Brasil por determinação da Justiça, atendendo ao pedido das Organizações Globo. Porém, cópias do filme foram exibidas e incansavelmente debatidas nos meios acadêmicos e hoje está disponível no YouTube.
Rede de Intrigas (1976)
O âncora Howard Beale (Peter Finch) sabe que foi demitido pela baixa audiência. Ao vivo, o jornalista comunica a sua saída da emissora e avisa que se matará ao vivo na próxima semana. Porém, a emissora volta atrás diante dos apelos do público. Daí em diante, o âncora muda seu comportamento e a sua loucura em frente das câmeras começa a render uma recepção positiva dos telespectadores.
Todos os Homens do Presidente (1976)
O longa pode ser considerado atualmente a continuação de The Post – A Guerra Secreta. Também baseado em fatos reais, o filme se passa em 1972, quando um repórter (Robert Redford) do Washington Post começa a investigar a invasão de cinco homens à sede do Partido Democrata, que dá origem ao escândalo Watergate e que teve como conseqüência a queda do presidente Richard Nixon.
Terra em Transe (1967)
A famosa obra do diretor brasileiro Glauber Rocha narra a história do senador Porfírio Diaz (Paulo Autran), que detesta seu povo e pretende tornar-se imperador de Eldorado, um país localizado na América do Sul. Enquanto isso, o poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho), ao perceber as reais intenções de Diaz, muda de lado, e deixa de apoiar o político.
A Montanha dos Sete Abutres (1951)
O filme narra a história do repórter veterano Charles Tatum (Kirk Douglas), que foi despedido de 11 jornais, por 11 razões diversas. A trama se passa no Novo México, quando o jornalista consegue um novo emprego e é enviado para cobrir uma corrida de cascavéis. No meio do caminho, ele e sua equipe param para abastecer o carro acabam descobrindo que um homem ficou preso em uma mina quando procurava por “relíquias indígenas”. O repórter transforma o resgate em um assunto nacional.
Cidadão Kane (1941)
Uma notável obra cinematográfica dirigida por Orson Welles, que conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. A história é inspirada na vida do milionário William Randolph Hearst, com uma trama instigante que envolve o mistério da palavra pronunciada pelo protagonista Charles Foster Kane ao morrer: Rosebud.
No futuro, “The Post – A Guerra Secreta” fará, facilmente, parte desta lista.
Com toda certeza, Kamila! Alguns outros filmes ficaram de fora para que a lista fechasse em apenas 10 obras.