Guia de filmes para 2022 – 1º Semestre

Guia de filmes para 2022 – 1º Semestre

Agora que a situação em relação à COVID-19 melhorou por causa da vacinação, podemos retomar uma “tradição” da POCILGA e realizar o guia de filmes para 2022. Ele vai ser dividido em duas partes: primeiro e segundo semestre. Afinal de contas, janeiro é aquele mês de traçar metas e elaborar os objetivos pessoais para o resto do ano, principalmente para o cinema. Então vamos facilitar a sua vida enumerando aqui, mês a mês começando pelo primeiro semestre, algumas produções que prometem ser marcantes para os fãs da sétima arte e que já tem data de lançamento confirmada no Brasil.

Lembrando que as datas de estreia podem ser alteradas (principalmente agora por causa do avanço da variante Ômicron), mas vamos tentar manter este post atualizado. A fonte oficial de pesquisa dessa curadoria foi o site Filme B.

Janeiro:

King’s Man – A origem

O diretor Matthew Vaughn segue na franquia e agora nesse terceiro filme apresenta as raízes e origens da agência de inteligência britânica Kingsman. E ninguém melhor que Ralph Fiennes para protagonizar esse início.

Pânico

Será que a gente precisava de um novo filme dessa franquia? Provavelmente não, mas para os fãs é impossível deixar de querer encontrar novamente esses personagens, principalmente as protagonistas Courteney Cox e Neve Campbell. Será que a dupla de diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett vai dar conta do recado?

Benedetta

O diretor Paul Verhoeven sempre apresenta trabalhos interessantes, polêmicos e intrigantes e esse drama sobre freiras lésbicas tem todos esses ingredientes. O filme disputou a Palma de Ouro em Cannes em 2021 e teve uma boa recepção. 

Eduardo e Mônica

Temos aqui um novo capítulo do “RenatoRussoVerso” e agora o diretor René Sampaio (de “Faroeste Caboclo”) adapta a canção “Eduardo e Mônica” da Legião Urbana para os cinemas. A presença de Alice Braga é importante e chama a atenção para o projeto. A história promete apresentar a Brasília dos anos 1980 para imergir ainda mais no período em que a canção foi escrita.


Medida provisória

O ator Lázaro Ramos estreia na direção desse filme que apresenta um futuro distópico onde o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar suas origens. Após “polêmica” com a Ancine envolvendo seu lançamento, o longa estrelado por Alfred Enoch, Taís Araújo e Seu Jorge finalmente chega aos cinemas.


Licorice Pizza

Novo trabalho do prestigiado diretor Paul Thomas Anderson, esse filme protagonizado por Alana Haim (da banda Haim) apresenta uma história que se passa no Vale de San Fernando em 1973. A trama promete muita nostalgia e romance sobre um jovem casal passando pela navegação traiçoeira do primeiro amor. O elenco ainda conta com nomes como Bradley Cooper e Sean Penn.


O beco do pesadelo

Novo filme do premiado diretor Guillermo Del Toro (de A Forma da Água), preciso dizer mais alguma coisa? Então tudo bem, temos Bradley Cooper, Cate Blanchett e Rooney Mara no elenco. Acredito que já seja motivo suficiente para assistir.


Roda do destino

O diretor japonês Ryusuke Hamaguchi (Drive My Car) apresenta aqui uma antologia composta por 3 pequenos filmes – todos protagonizados por mulheres – que focam nos diálogos e contam histórias de relacionamentos com uma abordagem extremamente humana.

Crítica | Roda do Destino


Fevereiro:

Spencer

O novo filme de Pablo Larraín é uma cinebiografia da princesa Diana e conta com uma bastante elogiada performance de Kristen Stewart, que está bem cotada para o Oscar. O título faz referência ao sobrenome de solteira de Diana.


Morte no Nilo

Kenneth Branagh retorna ao universo de Agatha Christie e dessa vez adapta ao cinema a obra Morte no Nilo, fazendo uma continuação de Assassinato no Expresso do Oriente. Branagh novamente interpreta o detetive Hercule Poirot em uma investigação.


Uncharted – Fora do mapa

Será que dessa vez vão conseguir fazer uma boa adaptação do mundo dos videogames para o cinema? Essa é a tarefa do diretor Dan Trachtenberg que convocou a dupla Tom Holland e Mark Wahlberg para viver os protagonistas dessa série exclusiva do Playstation que promete muita ação e aventura.


Sempre em frente

O diretor Mike Mills convoca o ator Joaquin Phoenix para interpretar Johnny, um jornalista de rádio que viaja pelo país entrevistando várias crianças sobre seus pensamentos a respeito de suas vidas e seus futuros.


Belfast

Outro filme dirigido por Kenneth Branagh. Nesse ele conta a história do jovem Buddy (Jude Hill) na Irlanda do Norte nos anos 1960, que percorre a paisagem das lutas da classe trabalhadora em meio às mudanças culturais e violência extrema.


Um herói

O renomado diretor iraniano Asghar Farhadi volta ao seu país de origem para contar a história de Rahim, um calígrafo que está na prisão por conta de uma dívida que não conseguiu pagar. Promete ser mais um drama intenso na filmografia de Farhadi.


O poderoso chefão – 50 anos

O Poderoso Chefão é sem dúvidas um dos filmes mais importantes da história do cinema, então para comemorar os 50 anos de seu lançamento a obra de Francis Ford Coppola volta aos cinemas em cópia restaurada em 4K e dessa vez o diretor não pretende alterar nada.


Março:

The Batman

Conseguirá o diretor Matt Reeves apresentar algo de novo e interessante para Batman? A presença de Robert Pattinson é promissora e o trailer mostra o personagem em início de carreira em uma atuação bastante intensa.


Cyrano

O diretor Joe Wright convoca o ator Peter Dinklage para dar vida à uma nova versão do personagem Cyrano De Bergerac, que é um homem à frente de seu tempo que brilha tanto pela destreza de sua réplica quanto pela de sua espada, mas que é atormentado por sua aparência.


Cidade perdida

A dupla de diretores Aaron Nee e Adam Nee reúne um ótimo elenco formado por Sandra Bullock, Channing Tatum e Daniel Radcliffe para contar a história de uma romancista que está em um tour de livro com seu modelo de capa e é envolvida em uma tentativa de sequestro, o que os leva a uma aventura implacável na selva.

Operation fortune: Ruse de Guerre

O diretor Guy Ritchie convoca novamente Jason Statham para estrelar seu novo filme, que conta também com Josh Hartnett e Aubrey Plaza.


Abril:


Sonic 2 – O filme

Depois do sucesso do primeiro filme era óbvio que teríamos uma continuação, que conta mais uma vez com Jim Carrey e James Marsden. A novidade é que agora temos 2 novos personagens dos games: Tails e Knuckles. 


Animais fantásticos – Os segredos de Dumbledore

Novo capítulo da franquia de filmes de Harry Potter sem Harry Potter. As novidades ficam por conta de Mads Mikkelsen assumindo o lugar de Johnny Depp como Grindelwald e pela presença da atriz brasileira Maria Fernanda Cândido no elenco.


The Northman

O diretor Robert Eggers ganhou notoriedade com os filmes “O Farol” e “A Bruxa” e em seu novo trabalho conta a história de Amiath (Alexander Skarsgård), um príncipe viking que busca vingança depois que seu pai, o rei Horvendill (Ethan Hawke), é assassinado. O elenco ainda tem Anya Taylor-Joy e Nicole Kidman.


Thirteen Lives

O diretor Ron Howard conta a história real dos 12 garotos que faziam parte de um time de futebol e o seu técnico que ficaram presos em uma caverna na Tailândia em 2018. O elenco conta com Viggo Mortensen, Colin Farrell e Joel Edgerton.


Maio:


Doutor Estranho no multiverso da loucura

O Doutor Estranho está de volta após participar do último filme do Homem-Aranha para explorar mais o conceito do multiverso e dessa vez ele convoca Wanda (Elizabeth Olsen) para ajudá-lo. Quem comanda o longa é o diretor Sam Raimi.


Top Gun – Maverick

Depois de muitos adiamentos por causa da pandemia, parece que finalmente em 2022 a continuação de Top Gun chegará aos cinemas. Top Gun – Maverick traz Tom Cruise novamente no papel principal e conta com a direção de Joseph Kosinski.


Paris 13th district

O diretor francês Jacques Audiard, de “O Profeta” (2009) apresenta um novo trabalho baseado na HQ do cartunista americano Adrian Tomine.


Junho:


Jurassic World – Domínio

O diretor Colin Trevorrow está de volta para comandar o que promete ser o último capítulo da trilogia Jurassic World contando mais uma vez com Chris Pratt e Bryce Dallas Howard no elenco.


Lightyear

Lightyear contará a origem do patrulheiro espacial de Toy Story, Buzz Lightyear, dessa vez dublado por Chris Evans. Será que a Pixar vai acertar mais uma vez e manterá o alto nível da franquia?


Minions 2 – A origem de Gru

Após ser adiado por causa da pandemia, essa continuação da “jornada” dos Minions continua e dessa vez mostra a infância de Gru, onde ele vai descobrir com a ajuda desses carismáticos personagens como se tornar um vilão.

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *