Para ver e ouvir | Batman (1989)

Para ver e ouvir | Batman (1989)

Está no ar a nova edição da coluna Para ver e ouvir na POCILGA, o objetivo dela é falar sobre filmes que tem uma trilha sonora tão boa que merecem um destaque. Nesta edição um filme já bastante comentado por aqui: Batman (1989), que ganhou texto da melhor coluna da Internet: A Nostalgia era melhor antigamente.

Agora a coluna também virou um podcast, como conteúdo extra do Varacast publicado apenas no Spotify, que disponibilizou o recurso “Música + Papo”, onde é possível incluir canções do catálogo do serviço de streaming no podcast. Ouçam no player abaixo:

Batman

O filme de Tim Burton chama a atenção pelo seu visual marcante e sem dúvidas pela música tema de Danny Elfman, que talvez seja o elemento mais icônico dessa obra cinematográfica. A música de Elfman se tornou um clássico do cinema e é tão marcante que é utilizada em muitas coisas relacionadas ao homem-morcego até hoje, desde animações a jogos de videogame.

Para completar a parte musical, o cineasta chamou o músico Prince, que compôs um álbum, o 11º de sua carreira, especialmente para o filme. O disco conta com 9 canções, mas somente 6 delas são ouvidas em Batman. Uma das que ficou de fora, mas foi muito utilizada para promover o filme de Tim Burton é “Batdance”, que conta com trechos de diálogos da obra cinematográfica.

Batman me marcou tanto pelo filme, quanto pelo visual e por sua grandiosidade — tanto que depois dele virei fã do personagem e também do diretor — quanto pela trilha sonora. Lembro que tinha a trilha com as músicas de Prince em disco de vinil comprado na loja Sandiz do Shopping Iguatemi em Salvador (sim, eu sou velho). Nos dias atuais comprei uma outra cópia do álbum de Prince em vinil e tenho (também em vinil) a trilha de Danny Elfman, que também é um dos meus compositores favoritos.

Não vou me prolongar muito mais falando sobre o filme, você pode conferir esse texto aqui da POCILGA e é claro, não deixe de ler os textos de Lionel Leal. Vamos as 5 melhores músicas do filme:

Danny Elfman – The Batman Theme
(sem dúvidas o elemento mais icônico do filme, esse tema é um dos mais marcantes da história do cinema, um verdadeiro clássico)

Prince – The Future

Prince – Partyman
(música que ouvimos quando o Coringa chega no museu para se encontrar com Vicky Vale)

Prince – Trust
(música que ouvimos durante a parada do Coringa nas ruas de Gotham)

Prince – Batdance

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *