Guia de filmes para 2020 – 1º Semestre

Guia de filmes para 2020 – 1º Semestre

Já virou tradição da POCILGA a divulgação do guia de filmes do ano novo, dividido em duas partes: primeiro e segundo semestre. Afinal de contas, janeiro é aquele mês de traçar metas e elaborar os objetivos pessoais para o resto do ano, principalmente para o cinema. Então vamos facilitar a sua vida enumerando aqui, mês a mês começando pelo primeiro semestre, alguns nomes de produções que prometem ser marcantes para os fãs da sétima arte e que já tem data de lançamento confirmada no Brasil.

Lembrando que as datas de estreia podem ser alteradas, mas vamos tentar manter este post atualizado. A fonte oficial de pesquisa dessa curadoria foi o site Filme B.

JANEIRO

Frozen 2: O Reino do Gelo (Frozen II)

Crítica | Frozen 2 – O Reino do Gelo

Elsa, Anna, Olaf e Kristoff encaram uma nova e emocionante aventura nesta continuação da animação infantil que é um dos maiores sucessos da Disney dos últimos anos.

O Farol (The lighthouse)

O longa filmado em preto e branco é ambientado numa ilha isolada, onde o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) começa a colaborar nas tarefas diária e fica obcecado em descobrir o que acontece no farol, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.

O caso Richard Jewell (Richard Jewell)

Filme dirigido por Clint Eastwood e baseado na história real do atentado à bomba ocorrido em Atlanta no ano de 1996. Richard Jewell (Paul Walter Hauser) é o principal suspeito, que precisa lutar contra o Governo dos EUA e a imprensa para provar sua inocência.

Adoráveis mulheres (Little women)

Com direção de Greta Gerwig, o longa é uma adaptação do livro Little Women (1868), que conta a história de amadurecimento de quatro irmãs de personalidades completamente diferentes, durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.

Jumanji – Próxima fase (Jumanji – The next level)

Tentado em revisitar o mundo de Jumanji, Spencer (Alex Wolff) decide consertar o jogo de videogame que permite que os jogadores sejam transportados ao local. Os personagens do jogo ressurgem agora comandados por outras pessoas: os avôs de Spencer e Fridge (Danny DeVito e Danny Glover) assumem as personas de Bravestone e Finbar, enquanto o próprio Fridge (Ser’Darius Blain) agora está sob a pele de Oberon.

Um Espião Animal (Spies in Disguise)

Animação criada pela Fox Film, a primeira que será lançada após a compra do estúdio pela Disney. A história se desenvolve quando um evento inesperado acontece ao agente Lance Sterling, o melhor espião do mundo, precisa unir forças com o inventor Walter para salvar o dia.

O escândalo (Bombshell)

Um gigante do telejornalismo e antigo CEO da Fox News, Roger Ailes (John Lithgow) tem seu poder questionado e sua carreira derrubada quando um grupo de mulheres o acusam de assédio sexual no ambiente de trabalho.

Um lindo dia na vizinhança (A beautiful day in the neighborhood)

O filme é baseado na história real de Fred Rogers (Tom Hanks), criador do Mister Rogers’ Neighborhood, um programa infantil de TV muito popular na década de 1960, nos Estados Unidos. O longa se passa em 1998, quando o jornalista Tom Junod (Matthew Rhys) aceita escrever o perfil de Rogers para a revista Esquire.

1917

Do mesmo diretor de 007: Operação Skyfall, Sam Mendes, o filme narra a história de dois jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial, quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível.

Uma vida oculta (A hidden life)

O filme é baseado em uma história real de um fazendeiro austríaco que é convocado a lutar junto ao exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, mas se recusa e acaba, com apenas 36 anos de idade, condenado à pena de morte por traição à pátria.

Judy – Muito além do arco-íris (Judy)

Cinebiografia sobre a atriz Judy Garland, que ficou mundialmente conhecida por interpretar Dorothy em O Mágico de Oz (1939). O drama é dirigido por Rupert Goold e adaptado da peça teatral “End of the Rainbow” de Peter Quilter.

Bad boys para sempre (Bad boys for life)

Terceiro filme da franquia de sucesso de meados dos anos 1990 estrelada por Will Smith e Martin Lawrence. A dupla promete trazer de novo para o cinema muita ação e comédia com os detetives de Miami Mike Lowrey e Marcus Burnett, em novas investigações, durante as quais eles vão lidar com problemas da maturidade.

FEVEREIRO

Aves de Rapina (Birds of Prey)

Uma das produções mais aguardadas do ano pelos fãs de quadrinhos. O filme do grupo inusitado de heroínas liderado por Arlequina (Margot Robbie) promete ser uma história de emancipação da personagem nos cinemas. Ela recruta quatro mulheres para lutar contra um um perigoso criminoso que começa a causar destruição em Gotham. A equipe é formada por Canário Negro (Jurnee Smollett), Caçadora (Mary Elizabeth Winstead), Cassandra Cain e a policial Renée Montoya (Rosie Perez).

Jojo Rabbit

Uma sátira da Segunda Guerra Mundial dirigida, roteirizada e também estrelada pelo cineasta Taika Waititi. Na história, Jojo (Roman Griffin Davis) é um jovem nazista de 10 anos, que trata Adolf Hitler (Taika Waititi) como um amigo próximo, em sua imaginação. Seu maior sonho é participar da Juventude Hitlerista. O garoto então descobre que sua mãe (Scarlett Johansson) está escondendo uma judia (Thomasin McKenzie) no sótão de casa.

O grito (The grudge)

Longa de terror dirigido por Nicolas Pesce. A trama se passa em uma casa amaldiçoada após a morte de uma pessoa em um momento de terrível terror e tristeza. Voraz, a entidade maligna não perdoa ninguém, fazendo vítima atrás de vítima e passando a maldição adiante.

Sonic – O filme (Sonic the hedgehog)

O porco-espinho azul mais famoso dos games ganha uma versão animada para os cinemas. Na história, Sonic se junta com os seus amigos para derrotar o terrível Doutor Eggman, um cientista louco que planeja dominar o mundo, e o Doutor Robotnik (Jim Carrey).

Dolittle

Novo remake da famosa comédia Dr Dolittle (1967 e 1998) livremente inspirada na série de livros infantis intitulada The Story of Doctor Dolittle, escritas pelo britânico Hugh Lofting. O longa agora é estrelado por Robert Downey Jr, que vive o papel do cientista que consegue se comunicar com animais.

O preço da verdade – Dark waters

Longa baseado na história real de um advogado de defesa corporativa que inicia uma ação ambiental contra uma empresa química que expõe um longo histórico de poluição.

Luta por justiça (Just mercy)

Drama biográfico sobre a história de um advogado de Harvard que abre mão de uma carreira lucrativa para se mudar para o Alabama e se dedicar a prisioneiros condenados à morte. Ele se depara com o caso de um homem negro falsamente acusado de um assassinato, mas que nunca teve uma defesa apropriada por conta do preconceito racial na região.

Alemão 2

A sequência do filme brasileiro Alemão (2014), dirigido por José Eduardo Belmonte. A proposta dessa continuação é explorar novamente as mazelas do tráfico de drogas no Complexo do Alemão, um conjunto de favelas da cidade do Rio de Janeiro, conhecido pelas altas taxas de criminalidade.

O homem invisível (The invisible man)

Filme de terror que é uma refilmagem do clássico de 1933. Na trama, um marido violento e cientista brilhante descobre como se tornar invisível. Ele vai usar essa invenção para perseguir a esposa e fazer com que todos questionem a sanidade dela.

MARÇO

Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica (Onward)

Em um local onde as coisas fantásticas parecem ficar cada vez mais distantes de tudo, dois irmãos elfos adolescentes embarcam em uma extraordinária jornada para tentar redescobrir a magia do mundo ao seu redor.

Aprendiz de espiã (My spy)

Longa de ação e comédia para toda a família. No roteiro, um agente da CIA (Dave Bautista) de coração endurecido é enviado em uma missão secreta para vigiar uma família. Porém, ele conhece a pequena Sophie (Chloe Coleman), a filha precoce de nove anos de idade da família, que quer ser treinada por ele.

O oficial e o espião (J’accuse)

Novo filme do cineasta Roman Polanski, que se passa em Paris, no final do século 19. O capitão francês Alfred Dreyfus é um dos poucos judeus que faz parte do exército. Seus inimigos conseguem fazer com que seja acusado de alta traição. O capitão é sentenciado à prisão perpétua no exílio. Intrigado com a evolução do caso, o investigador Picquart decide seguir as pistas para desvendar o mistério por trás da condenação de Dreyfus.

Um lugar silencioso – Parte II (A quiet place – Part II)

A aguardada sequência do suspense de maior sucesso em 2018: Um Lugar Silencioso, dirigido por John Krasinski. No primeiro teaser divulgado sobre o filme, a família sobrevivente aparece em momentos de flashback antes do evento apocalíptico que os obriga a sobreviver em silêncio. Uma nova ameaça surgirá nessa continuação.

Três verões

Um filme de Sandra Kogut estrelado por Regina Casé. A trama envolve um rico casal que todo verão, entre o Natal e o Ano Novo, recebe amigos e família para festas em sua mansão à beira-mar. Entretanto, quem de fato organiza a casa e gerencia os empregados é Madalena (Regina Casé), que sonha em comprar um terreno para que possa abrir seu próprio negócio. Ela pede ajuda ao patrão sem imaginar no quanto seria envolvida em seus negócios.

Mulan

Live-action da animação clássica da Disney, que conta a lenda da jovem chinesa que arrisca a própria vida por amor à família e à pátria para se tornar uma das maiores guerreiras de toda a China. O filme é dirigido pela aclamada Niki Caro.

ABRIL

A menina que matou os pais

Filme sobre a história de Suzane Von Richthofen (Carla Diaz), chocou o Brasil em 2002 pelo brutal assassinato dos pais. O longa acompanha o julgamento dela e de Daniel Cravinhos – então seu namorado e comparsa. O famoso caso é recontado, buscando respostas sobre o que levou os jovens a cometerem esse crime.

Os novos mutantes (The new mutants)

Após rumores de um possível cancelamento da produção, enfim, o longa ganha uma previsão de lançamento, agora sob o comando da Marvel Studios. O roteiro desse suspense/terror é baseado nos quadrinhos homônimos que narram a história de cinco jovens mutantes que descobrem o alcance de seus poderes e lidam com traumas do passado enquanto são mantidos presos contra a vontade num sinistro hospital.

Blackbird

O drama aborda a tentativa da mãe de família Lily (Diane Keaton) de unir suas filhas por um último final de semana, antes de cometer suicídio, para terminar seu sofrimento causado por uma doença terminal.

Eduardo e Mônica

Baseado na música Eduardo e Mônica, que embalou muitas gerações, o filme conta a história de amor composta por Renato Russo e lançada no disco Dois do Legião Urbana. Na adaptação dirigida pelo mesmo cineasta de Faroeste Caboclo (2013), René Sampaio, o casal se conheceu numa festa estranha, com gente esquisita. Não era nada parecido, mas se completava muito bem, que nem feijão com arroz, ela era de Leão e ele tinha 16, viveram também muitas aventuras e estão prestes a viver mais uma.

007 – Sem tempo para morrer

A franquia de ação que completa 25 anos promete presentear os fãs com uma trama roteirizada por Neal Purvis, Robert Wade, Scott Z. Burns,Cary Joji Fukunaga e Phoebe Waller-Bridge (vencedora de EMYs e Globos de Ouro). No novo filme, o agente secreto britânico está desfrutando de uma vida tranquila na Jamaica, depois de ter deixado o serviço ativo. No entanto, sua paz está com os dias contados, já que uma nova missão lhe é dada.

A ilha da fantasia (Fantasy island)

Longa terror sobre uma ilha mágica no meio do Oceano Pacífico que oferece aos seus visitantes a possibilidade de realizar seus sonhos e viver aventuras que parecem impossíveis em qualquer outro lugar. Seriado clássico transformado em um filme de terror.

Magnatas do crime (The gentlemen)

Nova produção do cineasta inglês Guy Ritchie, que acompanha um senhor da droga britânico, que tenta vender seu bem sucedido império da maconha para uma dinastia de bilionários de Oklahoma.

Viúva negra (Black widow)

O filme que inaugura a quarta fase da Universo Cinematográfico da Marvel é também a primeira aventura solo da heroína vivida por Scarlett Johansson. A trama apresentará uma série de novos personagens, entre vilões e mocinhos, revelando o passado da única figura feminina da equipe original dos Vingadores.

MAIO

Greyhound

Drama histórico que se passa na Segunda Guerra Mundial que será estrelado por Tom Hanks.

Scooby! O Filme

Rebbot da animação baseada nos personagens da série animada da Hanna Barbera. A produção vai revelar como a famosa equipe de investigação se formou logo após Salsicha adotar Scooby.

A mulher na janela (The woman in the window)

Suspense baseado em um livro de mesmo nome sobre a dr. Anna Fox (Amy Adams), uma alcoólatra reclusa que passa os dias em seu apartamento em Nova York assistindo a filmes antigos e observando seus vizinhos. Quando a família Russell se muda para o prédio da frente, ela passa a espionar o que seria a família perfeita, até testemunhar uma cena chocante que muda sua vida.

Velozes e furiosos 9 (Fast & Furious 9)

É o nono filme da franquia e segundo da nova trilogia, que não conta mais com a presença de Paul Walker, falecido em 2013. O longa dá continuidade às corridas eletrizantes da equipe de amigos liderada por Dominic Toretto (Vin Diesel).

Artemis Fowl – O mundo secreto

Filme da Disney baseado no livro homônimo que conta a história de garoto de 12 anos extremamente inteligente que usa sua capacidade para roubar. Um dia, ele descobre um local mágico chamado mundo das fadas. Decidido a roubar a fortuna local, ele sequestra um elfo e cobra um resgate para libertá-lo. Só que logo a Liga de Elite da Polícia parte em seu encalço.

JUNHO

Mulher-Maravilha 1984 (Wonder Woman 1984)

Segundo filme da super heroína Mulher-Maravilha (Gal Gadot), dirigido por Patty Jenkins e ambientado nos anos 1980.

Bob Esponja – O incrível resgate

Longa de animação baseado no famoso desenho animado Bob Esponha Calça Quadrada. Junto com Patrick Estrela, o protagonista sai em uma missão de resgate ao querido amigo Gary, e nesta jornada os dois vão conhecer novos personagens e viver inimagináveis aventuras.

Boss level

Novo filme de ação e ficção científica escrito e dirigido por Joe Carnahan, estrelado por Mel Gibson, Frank Grillo e Naomi Watts. Na trama, um oficial da polícia aposentado inexplicavelmente fica preso no tempo e é obrigado a vivenciar repetidamente o dia de sua morte. Enquanto tenta evitar ser morto, ele percebe que existe uma razão maior para que tudo isso aconteça.

Mamonas Assassinas – O filme

A trajetória de sucesso meteórica da banda irreverente formada por Dinho, Júlio, Bento, Sérgio e Samuel – que teve um trágico fim em acidente aéreo em 1995 – será contada na telona.

Soul

Animação da Pixar do mesmo diretor de Divertida Mente e Up! – Altas Aventuras, Pete Docter. O longa promete levantar questões filosóficas sobre paixões, sonhos e interesses, sob uma perspectiva intimista a respeito da importância da dualidade de sentimentos em nossa formação pessoal.

Bianca Nascimento

Filha dos anos 80, a Não Traumatizada, Mãe de Plantas, Rainha de Memes, Rainha dos Gifs e dos Primeiros Funks Melody, Quebradora de Correntes da Internet, Senhora dos Sete Chopes, Khaleesi das Leituras Incompletas, a Primeira de Seu Nome.

Um comentário em “Guia de filmes para 2020 – 1º Semestre

  1. Tem alguns filmes interessantes nesse primeiro semestre, alguns outros eu realmente queria entender o apelo. O filme nacional sobre Suzane realmente eu queria entender. Ou melhor, só vou deixar pra lá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *