Crítica | Jumanji: Próxima Fase

Crítica | Jumanji: Próxima Fase

Após o enorme sucesso de “Jumanji: Bem-Vindo à Selva”, era de se esperar que o filme ganhasse uma continuação. Dois anos depois chega aos cinemas “Jumanji: Próxima Fase”, mais uma vez dirigido por Jake Kasdan e estrelado novamente por Dwayne Johnson, Jack Black, Kevin Hart e Karen Gillan.

Felizmente o cineasta consegue manter a fórmula de sucesso e entrega um filme divertido que mantém os acertos, mas também os erros, do longa anterior. O primeiro acertamento foi em incluir novos personagens, interpretados por Awkwafina, Danny Glover e Danny DeVito. A adição ao elenco foi muito bem-vinda, dando um novo frescor ao humor do filme.

Awkwafina prova mais uma vez seu talento como comediante e rouba a cena dos protagonistas quando aparece na tela com seu humor rápido e ácido. Já Danny Glover e Danny DeVito infelizmente aparecem pouco, mas deixam suas marcas, principalmente DeVito. Os dois já senhores de idade entram no mundo de Jumanji, fazendo com que Dwayne Johnson e Kevin Hart saiam um pouco da zona de conforto, principalmente em relação ao filme anterior.

Inclusive vale dar um destaque maior para Kevin Hart, que no primeiro filme irritava por desenvolver um personagem que lembrava a sua própria persona, mas em Jumanji: Próxima Fase apresenta uma nova interpretação que diverte por falar devagar, fazer questionamentos de um homem idoso que não entende nada do mundo dos games e está perdido dentro de Jumanji. Ele é o avatar do personagem de Glover.

Mas vamos voltar um pouco e falar sobre a premissa de Jumanji: Próxima Fase, que é interessante, mas não é bem desenvolvida. Spencer (Alex Wolff) não conseguiu se adaptar à sua vida pós-colégio e o seu namoro com Martha (Morgan Turner) não está bem. O jovem resolve então voltar ao mundo de Jumanji para lembrar de como era ser autoconfiante e seus amigos, além de Martha: Fridge (Ser’Darius Blain) e Bethany (Madison Iseman), vão atrás dele.

Uma pena que o roteiro não se dedique um pouco mais, assim como no filme anterior, aos personagens fora do jogo. Era essencial para a narrativa apresentar melhor os problemas de Spencer e explorar sua necessidade de voltar ao mundo de Jumanji, mesmo sabendo de todos os problemas que enfrentaria por lá. Isso faz com que a conexão do espectador com os personagens não seja muito forte, então quando Jumanji: Próxima Fase tenta emocionar em determinados momentos, o sentimento não se reflete da maneira esperada por essa falta de conectividade.

Pelo menos o roteiro tem a boa ideia de trocar as personalidades dos personagens interpretados por Johnson, Hart e Black. Se Hart, como citado anteriormente, é o que mais se destaca em sua nova persona, os outros dois também mostram mais uma vez seu carisma e talento ao arrancar boas risadas com seus novos comportamentos. Uma pena que Karen Gillan não teve a mesma chance, tendo apenas uma pequena cena onde troca de “personagem”, mas, pelo menos, em determinado momento do filme arrumaram uma desculpa para ela não ter que usar roupas curtas e ser um pouco menos sexualizada.

Em compensação os acontecimentos dentro de Jumanji seguem no piloto automático e criam um pequeno fragmento de narrativa para conduzir seus personagens durante a missão, de forma bem genérica. Além disso, também aposta em algumas cenas inúteis dentro da “história” para aumentar o humor, mas que servem apenas para prolongar o filme sem necessidade.

Em síntese, Jumanji: Próxima Fase se mantém em terreno seguro, apostando em poucas mudanças em relação ao filme anterior, usando os mesmos erros e acertos. O grande trunfo mais uma vez é elenco, que novamente esbanja carisma e química entre si, ganhando um pouco de fôlego com a adição Awkwafina, Danny Glover e Danny DeVito, mesmo que os dois últimos sejam pouco explorados.

Obviamente temos uma deixa para uma continuação, e quem diria, ela parece ser mais promissora do que esse Próxima Fase. Vamos ver quanto tempo vai levar para ela chegar nos cinemas (e se é que vai chegar).


Uma frase: – Dr Smolder Bravestone: “Quem é Jumanji?”.

Uma cena: A chegada dos personagens mais uma vez ao mundo de Jumanji.

Uma curiosidade: Durante as filmagens, Jack Black fez um vlog chamado “Jablinski Games” com cenas dos bastidores da produção que está disponível no YouTube.


Jumanji: Próxima Fase (Jumanji: The Next Level)

Direção: Jake Kasdan
Roteiro:
Jake Kasdan, Jeff Pinkner e Scott Rosenberg
Elenco: Dwayne Johnson, Jack Black, Kevin Hart, Karen Gillan, Nick Jonas, Awkwafina, Alex Wolff, Morgan Turner, Ser’Darius Blain, Madison Iseman, Danny Glover e Danny DeVito
Gênero: Ação, Aventura, Comédia
Ano: 2019
Duração: 123 minutos

Ramon Prates

Analista de sistemas nascido em Salvador (BA) em 1980, mas atualmente morando em Brasília (DF). Cinema é sem dúvidas o meu hobby favorito. Assisto a filmes desde pequeno influenciado principalmente por meus pais e meu avô materno. Em seguida vem a música, principalmente rock e pop.

Um comentário em “Crítica | Jumanji: Próxima Fase

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *