Cine_BR | Pixote – A Lei do Mais Fraco (1981)

Cine_BR | Pixote – A Lei do Mais Fraco (1981)

É humanamente impossível assistir a Pixote – A Lei do Mais Fraco sem experimentar as mais angustiantes sensações. Por ser realista, a história que vemos aqui é realmente perturbadora. Pixote é um menino órfão de 11 anos que é mandado para a FEBEM. Ele está lá por supostamente fazer parte de um grupo que matou um desembargador.

Se a ideia é passar um tempo na FEBEM e sair preparado para voltar para a sociedade, pode esquecer. A vida lá dentro é tão ruim quanto nas ruas. Logo em sua primeira noite, Pixote testemunha um estupro. E as coisas vão de mal a pior, com violência, corrupção e pouco caso de quase todos os que estão envolvidos. Até as brincadeiras que eles escolhem fazer são um duro retrato do que eles já se tornaram.

O sistema parece minar aqueles garotos cada vez mais. O olhar de Pixote revela um triste vazio. Não conseguimos vislumbrar qualquer chance de um futuro decente para os garotos.

Pixote e alguns amigos decidem que o melhor a se fazer é fugir. Nas ruas eles botam em prática algumas coisas que aprenderam. Sequências cada vez mais violentas nos aguardam, com direito a envolvimento com drogas, cafetinagem e assassinato. Eles se envolvem com a prostituta Sueli, interpretada com muita coragem e competência por Marília Pera, que foi premiada pela National Society of Film Critics. Talvez as cenas mais marcantes do filme sejam as dos garotos com Sueli.

Hector Babenco faz em Pixote – A Lei do Mais Fraco uma torrente de críticas justas a um sistema que não se importa com o destino desses menos favorecidos. Babenco não poupa ninguém, até mesmo os garotos que não hesitam em falar que não tem medo de matar por serem ‘de menor’.

Pixote – A Lei do Mais Fraco é cinema nacional forte e relevante. E é uma pena que ele não nos ofereça nem migalhas de esperança. É mais do que sintomático o fato de Fernando Ramos da Silva – o garoto que foi retirado da comunidade para interpretar Pixote – ter voltado para o mundo do crime e ter sido morto em uma batida policial.


5 Kevin Bacons



Pixote – A Lei do Mais Fraco

Direção: Hector Babenco
Roteiro: Hector Babenco, Jorge Duran
Elenco: Fernando Ramos da Silva, Marilia Pera, Tony Tornado
Gênero: Crime, Drama
Ano: 1981
Duração: 128 minutos
Info: IMDb

 


Gosta do cinema nacional? Então, acompanhe a POCILGA.

Bruno Brauns

Fã de sci-fi que gosta de expor suas opiniões por aí! Oinc!

2 comentários sobre “Cine_BR | Pixote – A Lei do Mais Fraco (1981)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *